Esposende é o segundo melhor município do norte em termos financeiros na sua categoria

2020/11/24

Esposende renova o estatuto de melhor município de média dimensão do Minho, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, editado pela Ordem dos Contabilistas Certificados e hoje publicado. Esposende ocupa o segundo lugar na região Norte, sendo apenas ultrapassado por Bragança, mas este município com o estatuto de capital de distrito.
O Município de Esposende fixou-se no 31.º lugar do ranking global dos municípios de média dimensão. Ao nível do distrito de Braga, Esposende apenas é ultrapassado por Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Guimarães, que são todos municípios de grande dimensão.
Também a empresa municipal Esposende Ambiente consegue o 26.º posto, entre entidades do Sector Empresarial Local (SEL) com menor Passivo Exigível em 2019.
Desde 2013, Esposende foi por quatro vezes consecutivas o município com melhor desempenho financeiro no distrito de Braga, o que demonstra uma gestão criteriosa e uma preocupação permanente com a saúde financeira do município.
Na recente discussão sobre o Orçamento para 2021, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira apontou como marca distintiva dos orçamentos do Município o facto de “serem amigos das pessoas, na medida em que apresentam uma política fiscal reduzida ao mínimo legal e garantem um forte investimento em obras que vão servir essas mesmas pessoas”.
O documento divulgado hoje pela Ordem dos Contabilistas Certificados atesta o desempenho dos municípios no que se refere ao índice de liquidez, resultado operacional, peso passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, prazo médio de pagamentos, grau de execução do saldo efetivo, índice de dívida total, execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos e impostos diretos por habitante.