Município de Esposende garante segurança nas praias até ao final da época balnear

2020/09/04

praia

A segurança dos banhistas está assegurada nas praias concessionadas do concelho de Esposende até ao dia 13 de setembro, data até à qual estará vigente a época balnear, em virtude da determinação da Agência Portuguesa do Ambiente/ARH do Norte.

Com efeito, a época balnear, que deveria concluir-se a 31 de agosto, foi alargada até esta data, devido à intensa utilização, por força das excelentes condições meteorológicas que se registam.

Esta decisão obteve a anuência da maioria dos concessionários, que mantêm abertos e em funcionamento os seus equipamentos e serviços nas praias de Apúla, Ofir e Cepães, pelo que nessas estão garantidas todas as condições de segurança balnear. Em Suave Mar, por decisão dos concessionários, os apoios estão encerrados, mas o Município garante a presença de dois nadadores salvadores até ao final da época balnear.

Relembra-se que o Município, em articulação com as entidades competentes, está a garantir um conjunto de ações de modo a salvaguardar a saúde e a segurança dos veraneantes, levando também em consideração o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Por outro lado, considerando que a época balnear será, este ano, mais curta e atendendo às nefastas consequências económicas e sociais resultantes da pandemia, o Município estabeleceu também um conjunto de apoios para os concessionários de praia. Entre vários outros aspetos, a Câmara Municipal assumiu os encargos com a vigilância marítima nas zonas não concessionadas e com as tarefas de manutenção, limpeza e higienização das instalações sanitárias públicas ou de acesso público existentes nas praias.

Adicionalmente colocou todo um conjunto de informações e implementou uma campanha de sensibilização junto dos utentes das praias.