Reabertura das Unidades de Saúde

2020/08/24

visita apúlia 1

Sendo certo que a pandemia da COVID-19 ditou profundas alterações no funcionamento das unidades de saúde, o que representou a necessidade de implementação de várias medidas tendentes a resolver os problemas de segurança que se registam nos vários edifícios ainda encerrados, verifica-se, porém, que o atraso nesta reabertura, por razão das dificuldades da ARS Norte em promover tais alterações em tempo útil, tem vindo a gerar uma onda de protestos por parte da comunidade.

Atento aos constrangimentos e condicionamentos impostos às populações, decorrentes do encerramento das Unidades de Saúde – Apúlia, Belinho e Forjães -, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, agendou uma reunião, com visita a algumas daquelas unidades, com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende (ACES), Fernando Ferreira.

Aguardamos, até à data, serenamente, pela reabertura, no início de agosto, tal como tinha ficado definido, na reunião realizada a 8 de julho, promovida pela Câmara Municipal, com a participação do diretor do ACES Cávado. O Município de Esposende solicitou mesmo, à ACES Cávado, a reabertura, ainda que condicionada, para atender os utentes.

Contudo, e dado que não se procedeu à reabertura das unidades de saúde, o Município de Esposende realizou hoje uma reunião, com o objetivo de fazer um ponto da situação e tentar perceber quais as razões que, efetivamente, obstam à reabertura.

Nesta reunião foi o Município de Esposende confrontado com novas necessidades que nada têm a ver com a situação da pandemia provocada pela COVID-19, mas antes decorrentes do abandono e falta de manutenção que esses edifícios estatais registam.

O Município de Esposende mantém total confiança nos responsáveis do ACES Cávado, mas não deixará de estar ao lado das populações, nomeadamente na adoção de outras medidas de reivindicação dos seus direitos se, no máximo, até final de setembro, não se verificar a reabertura das unidades de saúde em questão.

O Município de Esposende reiterou, ainda, que jamais aceitará que as unidades de saúde que estão encerradas sejam desativadas definitivamente, disponibilizando-se desde logo, para preparar a transferência das valências de saúde para o Município, procedendo à intervenção nessas unidades de saúde, em moldes a definir posteriormente.

Assim, o Município de Esposende vai solicitar, com caráter de urgência, uma reunião com o diretor da Administração Regional de Saúde, ocasião em que também será abordado o problema associado aos recursos humanos, nomeadamente à falta de profissionais para o serviço nas unidades de saúde. O Município de Esposende vai, ainda, convocar uma reunião com os presidentes de Junta, enquanto representantes das populações, no sentido de os esclarecer sobre este processo.