Ponte do Chouso liga freguesias de Forjães e Antas

2020/06/12

Chouso 0
O Município de Esposende inaugurou hoje, virtualmente, a ponte do Chouso, travessia que liga as freguesias de Forjães e Antas, cujo valor de investimento correspondeu a um custo final próximo dos 80 mil euros e vem facilitar o acesso entre o lugar do Matinho, na Vila de Forjães e o lugar de Talhós na freguesia de Antas.
Esta é uma das muitas obras que o Município de Esposende concluiu recentemente mas, devido às restrições decorrentes da Pandemia, não será inaugurada da forma convencional. A travessia do Chouso insere-se no Plano de Investimento nas Freguesias, modelo adotado pelo Município de Esposende para melhor responder às solicitações das populações e das Juntas de Freguesia.
“A construção desta ponte é um projeto que dá continuidade a um ciclo de melhoramento dos acessos na vila de Forjães e em Antas, à semelhança daquilo que está a ser feito em todo o concelho de Esposende. Este era um local onde, por altura das cheias, registavam-se graves limitações à normal circulação de pessoas e veículos, com o percurso intransitável, causando transtornos de diversa ordem”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Esta intervenção insere-se, porém, num projeto global de unidade territorial, no qual a construção ou reparação de pontes se afigura primordial, seja para facilitar a circulação e aproximar as populações, seja para tornar acessíveis territórios que evidenciem a forte vertente turística do concelho. Inserem-se nessa linha as intervenções operadas ao longo dos últimos anos, nomeadamente na ponte do Fulão, na ponte do Zé do Rio, ou na ponte do Chouso, agora inaugurada.
De resto, o Município de Esposende tem em curso um plano mais vasto que compreende a requalificação das diversas pontes existentes no concelho e projeta a construção de novas travessias, rasgando horizontes, lançando, literalmente, pontes para o futuro.
A confirmar esta vontade e determinação do município, relembra-se que está em adiantado estado de desenvolvimento o projeto para a construção de uma nova travessia pedonal e ciclável sobre o rio Cávado, entre Gandra e Fão, no âmbito da Ecovia do Litoral Norte e integrada no futuro Parque da Cidade de Esposende.
Relembremos ainda a nova e belíssima ponte sobre o rio Neiva, em Antas, recentemente inaugurada, também ela integrada na Ecovia do Litoral Norte.
Para um futuro próximo estão previstos outros investimentos nestas freguesias, como a intervenção na zona envolvente à Igreja de Forjães, com a construção de um espaço de estacionamento, que servirá de apoio às atividades religiosas e ao cemitério e como recinto privilegiado das festas em Honra de Santa Marinha, além de facilitar o acesso à ACARF.
Está também prestes a iniciar-se a construção de um pavilhão para a Junta de Freguesia, uma pretensão antiga, que permitirá cumprir com o protocolo assinado entre a ACARF, O Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.
Para a freguesia de Antas merece destaque a construção de sanitários e a iluminação do adro de Santa Tecla que muito contribuirão para a melhoria de um local tão requisitado enquanto espaço de devoção e de convívio. Para além estão previstos importantes investimentos na requalificação das instalações das sedes e espaços de algumas das associações da freguesia.