Câmara Municipal de Esposende retoma atendimento presencial mediante marcação

2020/05/12

Com o desconfinamento decorrente do fim do estado de emergência, o Município de Esposende retomou o atendimento presencial no edifício dos Paços do Concelho com novas regras e horários.

Durante o estado de emergência, que implicou a adoção de medidas excecionais, mas necessárias para a contenção da pandemia da Covid-19, foi possível, num contexto de compromisso cívico, contribuir para a contenção da pandemia e garantir a segurança e a saúde de todos.

Agora, com a passagem ao estado de calamidade, e tendo como prioridade a implementação de todas as necessárias orientações de segurança emanadas pelo Governo, a Câmara Municipal está a proceder, de forma gradual, ao levantamento das medidas de confinamento com vista a iniciar localmente a fase de recuperação e revitalização da vida em sociedade e da economia.

Esta estratégia contempla, nomeadamente, o alargamento do horário de funcionamento dos Paços do Concelho, de modo a permitir dar resposta a todas as necessidades e expectativas dos munícipes.

Face a esta nova realidade, o horário de atendimento ao público passa a ter lugar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 e, ao sábado, entre as 8h30 e as 12h30, devendo efetuar-se mediante marcação prévia. Nesta primeira fase irá continuar-se a realizar através do contacto telefónico 253960100 ou via correio eletrónico, prevendo-se a implementação, a muito curto prazo, de uma plataforma digital específica para o agendamento, da qual se dará conhecimento assim que disponível. Não obstante, e para resolução de assuntos urgentes, haverá, mediante senha, um período de atendimento logo no início da manhã e ao final da tarde.

As novas regras de atendimento presencial envolvem a obrigatoriedade de uso de máscara social, aliás como sucede em todos os edifícios e espaços fechados que observem a estadia simultânea de várias pessoas.

Para além desta medida, e como foi recentemente anunciado pela autarquia, está também em curso o desenvolvimento de um Contact Center para atendimento não presencial, o qual visa agilizar procedimentos e garantir uma mais célere resolução e/ou encaminhamento dos processos e questões, de forma também mais segura e confortável para o cidadão.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, sublinha, que “não obstante a passagem do estado de emergência para o estado de calamidade, a pandemia de Covid-19 não se extinguiu, pelo que é imperativo manter todos os cuidados e o cumprimento escrupuloso de um conjunto de regras e procedimentos para evitar o contágio e propagação da doença”. Benjamim Pereira acrescenta que, “gradualmente, o Município pretende reabrir serviços e retomar atividades, dentro de um quadro de normalidade, apesar dos inevitáveis condicionalismos”.