Centro de Educação Ambiental desafia os mais novos a celebrarem Dia Mundial da Terra

2020/04/17

Dia Mundial da Terra

A empresa municipal Esposende Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental, vai assinalar o Dia Mundial da Terra, que se comemora a 22 de abril.

Face à situação de pandemia causada pelo coronavírus e consequente Estado de Emergência, que recomenda isolamento social, é proposto à comunidade educativa do concelho um desafio: a realização de um desenho ou pintura, acompanhado de uma frase ou poema sobre a importância de proteger o planeta Terra.

Para tal, as crianças e jovens são convidados a pôr à prova a sua criatividade e imaginação, podendo inspirar-se na Carta da Terra para Crianças e nos 10 princípios que a compõem, a qual está disponível em https://pt.slideshare.net/dmenezes0405/carta-da-terra-para-crianas-15540804. O agregado familiar poderá orientar as crianças mais novas na concretização do trabalho.

Os trabalhos realizados deverão ser fotografados, para posterior divulgação no site da Esposende Ambiente e no Blogue do Centro de Educação Ambiental, e enviados através do email cea@esposendeambiente.pt, até ao dia 21 de abril, acompanhados do nome e idade do participante, estabelecimento de educação e ensino que frequenta e a autorização para a divulgação das fotografias.

O Dia Mundial da Terra, celebrado desde 1970 a 22 de abril, pretende alertar a população de todo o mundo para a proteção e utilização moderada dos recursos naturais. As crianças e jovens são, por esta vida, convidadas a manifestarem o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

Esta ação enquadra-se no âmbito da iniciativa “Dia a dia pense verde todo o ano”, que o Centro de Educação Ambiental leva a efeito para assinalar as efemérides ambientais, e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município e a Esposende Ambiente verteram para os seus planos de ação.