Município de Esposende retoma obra de saneamento em Outeiro - Marinhas

2020/04/17

Empreitada de 470 000 euros inclui requalificação urbanística

Num investimento previsto de aproximadamente 470 000 euros, o Município de Esposende vai proceder à conclusão da obra de execução de saneamento básico no lugar de Outeiro, em Marinhas, incluindo nesta nova empreitada a requalificação urbana da área intervencionada. Para tal, vai avançar com um novo concurso público, sendo que o prazo de execução dos trabalhos é de seis meses.

Este novo procedimento ocorre depois da rescisão do contrato, por incumprimento, com a empresa a quem a Câmara Municipal e a Esposende Ambiente, constituindo um Agrupamento de Entidades Adjudicantes, tinham adjudicado a obra para dotar a Rua 15 de Agosto, a Rua da Senhora da Saúde e parte da Rua da Central, das infraestruturas necessárias à melhoria das condições de vida da população, nomeadamente de abastecimento de água e de redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. A obra iniciou-se em janeiro de 2018, num investimento de 374.115 euros.

Aproveitando a circunstância da realização de uma nova empreitada para a conclusão da obra, onde também se englobam os necessários trabalhos de reparação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais já executadas, cujos ensaios realizados tiveram resultados negativos, o Município entendeu concretizar também o alargamento das ruas Senhora da Saúde e 15 de Agosto, uma pequena extensão de saneamento não prevista e ainda o arranjo do passeio, das caldeiras e do estacionamento junto à Escola Básica de Pinhote.

Na zona noroeste do souto da Senhora da Saúde o reperfilamento da via irá permitir a criação de uma faixa de estacionamento que garantirá 11 lugares, sendo que o muro existente será demolido e reconstruído no novo alinhamento. Na zona sul, o alargamento da via beneficiará a circulação pedonal. O muro existente será demolido permitindo a ligação entre a rua e o interior do adro, o qual, para evitar a invasão pelas viaturas, será delimitado por pilaretes em aço. No adro, serão corrigidas as irregularidades do piso e as árvores existentes, com graves problemas sanitários, serão abatidas, estando prevista a sua substituição por tílias. Na frente da capela, dentro do souto, serão eliminadas as duas zonas de estacionamento perpendicular, mantendo-se apenas a faixa de acesso.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que o saneamento no lugar de Outeiro era uma obra bastante ansiada pela população, razão pela qual o Município entendeu avançar com a sua concretização. Reconhece que as vicissitudes do processo causaram transtornos à população, mas sublinha que o Município, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia, sempre se empenhou na resolução da situação. Benjamim Pereira agradece a compreensão e cooperação da população, particularmente daqueles que se viram mais afetados pelo moroso processo, e sublinha o enorme esforço financeiro do Município., notando que “apesar de todas as dificuldades e constrangimentos, todos ficarão a ganhar com as melhorias que resultarão desta obra”.