Plano de Contingência para o COVID-19 | Comunicado 13 março

2020/03/13

COMUNICADO:
Considerando os últimos desenvolvimentos registados ao nível nacional, nomeadamente o estado de alerta decretado pelo Governo no âmbito da prevenção e controlo do COVID-19 (SARS-CoV-2), e tendo por base a ativação do Plano de Contingência do Município de Esposende ao nível dos serviços considerados imprescindíveis, que decorre do Despacho do Sr. Presidente da Câmara, foram determinadas, no dia de hoje, medidas adicionais às já estabelecidas, nomeadamente:
- Estão encerrados ao público todos os edifícios municipais, exceto o Mercado Municipal (com acesso restrito e condicionado), Edifício Paços do Concelho, Edifício da Divisão de Coesão e Desenvolvimento Social/CPCJ (com acesso condicionado a situações de urgência) e o Centro de Informação Turística.
- O atendimento municipal encontra-se condicionado a questões de imperiosa e demonstrada necessidade e limitado ao serviço de atendimento personalizado, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e do Centro de Informação Turística.
- Deve ser considerado como canal privilegiado de contacto com o Município o atendimento telefónico e os meios eletrónicos, sendo que o atendimento por estas vias será assegurado por todos os serviços e de forma contínua durante todo o horário de trabalho (8h30-16h30). Para o efeito, deve ser tido em consideração:
Telefone | 253 960 100
Endereços Eletrónicos:
Atendimento Geral | elsa.ramires@cm-esposende.pt
Obras Particulares | dgu.geral@cm-esposende.pt
Balcão do Empreendedor e Espaço do Cidadão| municipio.esposende@cm-esposende.pt
- A Loja Social assegurará a distribuição de bens alimentares por via de distribuição domiciliária.
Acrescem a estas medidas as já vinculadas anteriormente, as quais se destacam:
- A suspensão da atividade das Piscinas Municipais Foz do Cávado-Esposende e Piscinas de Forjães.
- A suspensão da atividade nos equipamentos desportivos municipais, estando interdita a assistência de público.
- A suspensão de todas as atividades e eventos promovidos pelo Município ou promovidos em articulação com outras entidades, designadamente Juntas de Freguesia, empresas municipais, IPSS, Associações e outras.
- A suspensão de todas as atividades desenvolvidas em espaço público municipal e em equipamentos municipais.
- O condicionamento do acesso ao Mercado Municipal a um número restrito de pessoas em simultâneo, bem como à Feira Quinzenal de Esposende.
A evidência aponta para uma maior efetividade de decisões assumidas nesta fase atual, e não em fase mais tardia, apelando-se de forma efetiva ao condicionamento do contacto social, ao cumprimento das regras de etiqueta respiratória e lavagem frequente das mãos.
Todas as medidas agora enunciadas, e todas as outras que se encontram em vigor, representam uma situação excecional, para a qual apelamos à consciência cívica e ao contributo de todos, para que, em conjunto, possamos contribuir para segurança coletiva e cumprir tudo o necessário para se conter esta pandemia.