Desfile de Carnaval promove sensibilização ambiental sob o tema do cinema

2020/02/21

_DSC1266

As ruas da cidade de Esposende encheram-se, esta manhã, de cor e animação, com o Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente, do Município de Esposende, que se realiza há 21 anos consecutivos.

Este ano, a temática era o cinema, que proporcionou várias abordagens, como a recriação de figuras, filmes ou motivos relacionados com a sétima arte. Como habitualmente, a temática ambiental está sempre presente neste evento, pelo que também houve lugar à sensibilização neste desfile marcado pela criatividade e no qual participaram cerca de 800 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da ação educativa e utentes de 17 escolas e IPSS’s do concelho.

A forte adesão reflete o acolhimento positivo que esta atividade, desenvolvida pela empresa municipal Esposende Ambiente, tem vindo a manter, ano após ano, e que visa sensibilizar a comunidade em geral para as inúmeras possibilidades de reutilização e reciclagem dos resíduos domésticos, incentivando à separação seletiva e à deposição voluntária dos resíduos nos ecopontos. Associadas a esta iniciativa estão igualmente as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município e a empresa municipal se propuseram cumprir.

O cortejo partiu do Largo dos Bombeiros e terminou no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, depois de percorrer as ruas centrais da cidade, num clima de grande animação, sob o olhar atento de centenas de pessoas.

Durante o período de interrupção letiva do Carnaval, nos dias 24 e 26 de fevereiro, a Esposende Ambiente leva a efeito as Oficinas de Férias do Carnaval, no Centro de Educação Ambiental, onde serão realizadas diversas atividades de natureza ambiental e lúdica, destinadas a crianças dos 4 aos 12 anos e aos utentes das IPSS’s.