Município de Esposende dá passos firmes no combate ao insucesso escolar

2018/10/31

rumo ao sucesso 1

Esposende acolheu o primeiro evento de Ignição Municipal no âmbito dos Projetos Municipais de combate ao insucesso escolar, inseridos no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, da CIM Cávado que se prolongará até abril de 2021. Profissionais das equipas multidisciplinares de Amares, Barcelos e Esposende analisaram as boas-práticas de promoção de sucesso escolar e procederam à reflexão sobre as metodologias diferenciadas de intervenção, em função da execução dos projetos de cada Município.

Com este tipo de encontros, pretende-se criar comunidades de aprendizagens, promovendo a transferência de conhecimentos, a partilha de estratégias de superação de obstáculos na intervenção, e a análise conjunta dos processos de implementação, execução e avaliação das intervenções que estão a decorrer, em contextos escolares, nos diversos Municípios.

As equipas multidisciplinares foram constituídas com objetivos de intervir nos alunos em situação de insucesso escolar nos níveis psicossocial e de terapia da fala, com a implementação de medidas de integração promotoras da inclusão do aluno na escola, tendo em conta a sua envolvência familiar e social. Estas equipas têm igualmente atribuições ao nível do acompanhamento dos alunos nos planos de integração na escola e na aquisição e desenvolvimento de métodos de estudo, de trabalho escolar e de medidas de recuperação da aprendizagem, em articulação com os Professores Titulares e Diretores de Turma. Outra área de intervenção complementar passa pelo apoio, acompanhamento e aconselhamento parental às famílias.

Os técnicos que participaram neste encontro partilharam experiências, reportando as intervenções em curso, assim como os principais constrangimentos à aplicação do projeto, sendo apontadas algumas estratégias para superar os obstáculos, com base nas práticas dos projetos que se encontram numa fase mais avançada na intervenção.

Entretanto, no Município de Esposende, as oficinas/clubes previstas no Projeto Rumo ao Sucesso arrancaram no passado dia 15 de outubro. Assim, encontram-se em funcionamento nos Agrupamentos de Escolas e na Escola Secundária com 3º ciclo Henrique Medina as oficinas e clubes nas áreas do Karaté, Xadrez e Jogos Matemáticos, Robótica e Centros de Recursos Digitais, Ciências Experimentais, Oficinas de Música, Dança e Teatro, pretendendo-se com este tipo de intervenção promover uma relação positiva com a escola e o reforço de aprendizagem de conhecimentos, de competências e capacidades estruturantes para o sucesso educativo.

Lembre-se que o projeto de combate ao insucesso escolar assenta numa abordagem integrada, num trabalho de convergência entre as diferentes comunidades educativas, em articulação com as escolas ou outras entidades locais que podem contribuir para o desenvolvimento do plano, na promoção de uma estratégia educativa coerente e integrada com linhas e medidas de intervenção voltadas para a melhoria do sucesso educativo, numa lógica preventiva e compensatória.