Município de Esposende promoveu cãominhada

2018/10/22

cãominhada 2

No âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal e com o objetivo de promover a adoção responsável e combater o abandono, o Município de Esposende organizou uma Cãominhada, apresentando também soluções aos cidadãos para conseguirem interagir com a sua mascote da melhor forma possível.
A Escola de Treino COMtakto fez-se representar com alguns dos seus alunos, permitindo não só a apresentação de casos particulares, em que foram dados alguns conselhos úteis, mas sobretudo permitiu a demostração de que o reforço positivo, aliado a uma orientação especializada, permite a completa integração do animal em todas as rotinas diárias.
A aguardar nova marcação ficou a intervenção da Associação Pata de Açúcar, cuja participação neste evento foi impossibilitada devido às condições climatéricas, e tinha prevista a demonstração da utilização de cães treinados para detetar hipoglicemias em pessoas diabéticas.
Apesar do tempo não ter sido convidativo, a iniciativa contou com a presença de muitos cidadãos particulares, bem como da Associação Animal de Esposende. Do canil intermunicipal estiveram presentes quatro animais para adoção.
Esta Cãominhada esteve associada ao seminário subordinado ao tema “Lei da proibição do abate: uma ameaça ou oportunidade?” evento inserido também no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal.