Esposende promove “Semana da Alfabetização e das Literacias”

2018/08/31

O Centro Qualifica Litoral Cávado, em parceria com o Município de Esposende, a ACICE (Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende), Juntas de Freguesia e Associações concelhias, vai promover, entre os dias 1 e 8 de setembro, a “Semana da Alfabetização e das Literacias”.

Esta iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional da Alfabetização, que se assinala a 8 de setembro, promovidas pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Assim, a exemplo de outros municípios, várias entidades locais, um pouco por todo o concelho, irão promover diversas atividades de índole desportivo, cultural e recreativo como forma de sensibilização para o flagelo do analfabetismo e das iliteracias.

O programa engloba atividades como caminhadas, yoga, canoagem, fado, poesia, folclore, animação musical, mareada, wokshop, entre outras, sendo que a participação é gratuita, pelo que se apela à participação de toda a população.

Em Antas, a Associação Rio Neiva organiza, no dia 1 de setembro, às 10h00, o percurso pedestre “Foz do Neiva/Atlântico”, e, no dia 2, atividades de canoagem, a partir das 8h30, propondo, ainda, para dia 3, às 15h00, na sede da coletividade, o workshop “Reutilização de materiais”.

Em Gemeses, a Junta de Freguesia promove, no dia 2, às 16h00, na Barca do Lago, um programa com folclore, concertinas e variedades, e no dia 7, às 21h30, no mesmo local, leva a efeito uma Noite de Fados.

Na sede da Junta de Freguesia de Forjães, terá lugar, no dia 2 de setembro, às 21h30, poesia e animação musical com Álvaro Maio. Ação idêntica decorrerá no dia 5, às 21h30, nas instalações de Palmeira de Faro da Junta da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, e no dia 7, às 21h30, na sede da Associação Desportiva Cultural e Social de Criaz, em Apúlia. Também em Apúlia, os Sargaceiros da Casa do Povo apresentam, no dia 5, às 21h30, na sua sede, a Mareada e filme “Atividades Agromarítimas”. No dia 8, às 21h30, no Salão Paroquial de Fão, o GATA-Grupo de Teatro Amador de Fão e a União das Freguesias de Apúlia e Fão apresentam “Memórias… dos GATA (teatro)”.

Numa organização da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, decorrerá, no dia 4, às 21h30, no Largo da Igreja de Marinhas, um espetáculo de fado e poesia. No dia 8, a partir das 10h00, as ruas da cidade de Esposende acolhem uma arruada pelo Grupo de Zés Pereiras de Antas, e, às 18h00, a empresa municipal Esposende 2000 organiza a caminhada “Alfabetização e yoga”. À noite, o Largo da Igreja de Gandra acolhe, pelas 21h30, a atuação do Coro da Associação Rio de Moinhos.

Em Fonte Boa, na Barca do Largo, decorrerão duas atividades no dia 5 de setembro, nomeadamente um Passeio Turístico, às 11h00, e atividades de canoagem, a partir das 15h00, orientadas pela Proriver e Município de Esposende.