“O junco vai à praia” em Esposende

2018/08/23

No próximo domingo, dia 26 de agosto, “O junco vai à praia” em Esposende. Trata-se de uma ação integrada no EScriativo, projeto municipal de turismo criativo baseado na oportunidade de oferecer ao visitante experiências exclusivas, capazes de estimular o seu potencial criativo e que estejam profundamente enraizadas na vida da comunidade anfitriã.

Assim, aproveitando a forte presença de banhistas na praia Suave Mar, em plena época alta, será desenvolvida uma oficina criativa e realizado um desfile de moda, com artigos de junco em pleno areal, pelas 15h00. Está será uma forma de promover as artes do junco, levando, desta forma, este tipo de artesanato ao encontro de todos.

O Município de Esposende é membro da rede nacional de turismo criativo Creatour, um projeto que visa “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”.

No âmbito do Turismo Criativo, Esposende desenvolveu já várias ações, entra as quais dois seminários internacionais e oficinas. O objetivo é que as oficinas possam ocorrer, já em 2019, no Centro Interpretativo do Junco que o Município vai implementar na freguesia de Forjães, com o objetivo de criar um espaço de memória vocacionado para o desenvolvimento desta arte, preservando a identidade de uma atividade intrinsecamente ligada à população local. Pretende-se, ainda, valorizar a tradição associada à inovação, através da utilização de outros materiais em conjunto com o junco.

Ainda no âmbito do Turismo Criativo, e integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Município vai promover, no dia 29 de setembro, no Centro de Informação Turística de Esposende, a oficina “Cesteiro de junco”, a qual proporcionará a aprendizagem de partes do processo de execução das cestas de junco, nomeadamente o trabalho no tear e cozimento das peças.