Esposende assume-se como destino privilegiado

2018/06/16

Apresentado Esposende verão 2018

No ano em que se assinalam os 25 anos da elevação de Esposende a cidade, o Município de Esposende apresenta um cartaz de eventos amplo e diversificado, que promete proporcionar um verão excecional, tanto aos residentes como aos turistas e visitantes.

A apresentação do programa verão 2018 decorreu esta tarde, num ambiente informal, no complexo das Piscinas Foz do Cávado, em Esposende, tendo como pano de fundo o rio Cávado e a beleza natural deste território que é um privilégio da Natureza, uma festa que contou com a presença do DJ Wilson Honrado.

São mais de cem eventos de animação, cultura, desporto e lazer, que animarão os meses de julho, agosto e setembro, de onde se destacam, desde logo, o Festival Sons de Verão, a Galaicofolia, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, e a Festa da História que animará o centro da cidade.

A Festa do Emigrante, a ter lugar a 16 de agosto, é a novidade que marca o programa deste ano, um evento onde a animação musical estará a cargo de Rui Bandeira e da cantora esposendense Joana d’ Arc.

Santa Maria, Nelson Freitas e os Resistência integram o cartaz do Festival Sons de Verão 2018, que vai decorrer no Largo dos Bombeiros, entre os dias 17 e 19 de agosto. O Festival da Juventude, com a “Water Party”, o “Esposende in Summer” e o “Silenty Party” promete repetir o sucesso das edições anteriores. A Música na Praça e o Festiteatro – Festival de Teatro de Rua são outras das propostas, mantendo-se também a aposta na dança com o “Esposende Street Battle” e o “Esposende a dançar”.

No plano desportivo, realce para a Corrida da Praia, subida noturna do rio Cávado, o Trail das Azenhas ou o campeonato nacional de futebol de praia. Para os mais novos há atividades de férias, no Centro de Educação Ambiental, no Museu Municipal, no Centro Interpretativo de São Lourenço e nas Piscinas Foz do Cávado.

A anteceder as comemorações do Dia da Cidade e do Município, que têm o ponto alto a 19 de agosto, Esposende celebra as tradicionais festividades em honra da Senhora da Saúde e da Soledade, sendo as Festas e Romarias uma constante nas restantes freguesias do concelho.

Aludindo ao elevado número e diversidade de eventos, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, referiu que estão reunidos os ingredientes para mais um “verão em grande”. Assinalou que o Município está ciente da responsabilidade de garantir animação num período em que o concelho regista maior procura e recebe os emigrantes, contudo deixou claro que esta responsabilidade é repartida e a todos diz respeito.

Tendo por base a experiência de anos anteriores, a economia local, sobretudo os setores da restauração e hotelaria, só têm a ganhar com esta aposta da Câmara Municipal, lembrou Benjamim Pereira, lembrando que o Município tem hoje uma forma de comunicar mais assertiva, eficaz e abrangente, garantindo, assim, uma melhor e maior promoção do território e das suas potencialidades.

A programação do Esposende Verão 2018 já está disponível no site do Município em www.municipio.esposende.pt, bem como na APP “Esposende verão”.