“À Descoberta de… Gandra” com os Santos Populares

2018/06/15

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, o Município de Esposende, em parceria com a Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Gandra e União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, vai promover nos dias 15, 16 e 17 de junho, o evento “À Descoberta de… Gandra”.

Do conjunto de tradições existentes em Gandra, as festas populares são uma realidade e têm sido o motor cultural daquela localidade. A festividade maior é a celebração do santo padroeiro da paróquia – S. Martinho, festejado no mês de novembro. Porém, os Santos Populares, celebrados no mês de junho, começam a ganhar importância, muito devido ao trabalho que a Escola Básica local, bem como a respetiva Associação de Pais, têm promovido ao longo dos últimos 12 anos.

O Município propõe, assim, um evento relacionado com a celebração dos Santos Populares, potenciando-o com outras atividades, celebrando a Cultura nesta área.

O programa arranca hoje, pelas 18h00, com a abertura da exposição “12 Anos de Marchas da escola”, no Salão Paroquial de Gandra, onde amanhãdia 16, às 21h30, o grupo de teatro Forjães em Cena apresenta a peça “O Gato”, de Henrique Santana. No domingo, dia 17, às 10h30, terá lugar a Eucaristia Dominical, solenizada pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, na Igreja Paroquial de Gandra. Já da parte da tarde, às 18h00, realiza-se o Desfile de Marchas da Escola Básica de Gandra, na Rua da Igreja, culminando o evento com o arraial, previsto para as 20h00, no mesmo local.

Esposende é um concelho com bastante riqueza ao nível do património, nomeadamente o imaterial e, dentro deste, as tradições têm um papel muito relevante. A política de proteção, preservação e divulgação que a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a implementar, passa por fomentar o conhecimento deste património. Celebrando-se em 2018 o Ano Europeu do Património Cultural, o Município promove, no decurso deste ano, a realização de iniciativas culturais em todas as freguesias do concelho, evidenciando o património de cada uma delas.