Município promove sessões de esclarecimento nas escolas sobre o cancro

2018/02/05

Assinalando-se o Dia Mundial do Cancro a 4 de fevereiro, o Município de Esposende vai promover, ao longo deste mês, ações de esclarecimento/sensibilização sobre o cancro, dirigidas aos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho.

A iniciativa enquadra-se no Programa Municipal de Promoção da Saúde e visa esclarecer as crianças sobre esta doença, desmitificando-a. As sessões são promovidas no âmbito do projeto HOPE, desenvolvido pelo LACLIS - Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde por via da parceria entre a Universidade do Porto, o Instituto Português de Oncologia do Porto e a empresa de comunicação em saúde BRIGHT. Este projeto conta com a participação do esposendense Hernâni Zão, que venceu recentemente o concurso internacional Astellas Oncology C3 Prize pela conceção do videojogo HOPE.

Todos os anos, cerca de oito milhões de pessoas morrem de cancro, estimando-se que o número de casos e mortes relacionadas com a doença a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos. E como cada um pode fazer a diferença, a campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro “Nós podemos, eu posso” pretende explorar como individual e coletivamente se pode agir na luta contra o cancro.

Neste propósito e no âmbito do protocolo que o Município tem estabelecido com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, é disponibilizado gratuitamente a doentes e familiares o Serviço de Psico-Oncologia, que funciona no Centro de Saúde de Esposende. Este serviço visa trabalhar as reações psicológicas dos doentes com cancro e seus familiares em todos os estádios da doença incluindo a fase de sobrevivência.

Trata-se de um serviço que está aberto a todos, independentemente da unidade de saúde onde está a realizar o tratamento médico, sendo que as marcações de consultas poderão ser solicitadas diretamente no Centro de Saúde de Esposende, através do Médico de Família ou pelo telefone 253 969 740, bem como através da Câmara Municipal, para o e-mail município.esposende@cm-esposende.pt ou telemóvel 930 425 431, ou, ainda, da Liga Portuguesa Contra o Cancro através do e-mail psico-oncologia@ligacontracancro.pt ou telefone 225 420 689.