Grupo de teatro infantojuvenil Boca de Cena apresenta “(des)ARTE”

2018/01/19

O grupo de teatro infantojuvenil Boca de Cena vai apresentar, nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, no Auditório Municipal de Esposende, o espetáculo “(des)ARTE”. Ambas as sessões terão entrada livre, sendo que no dia 27 a apresentação decorre às 21h30 e, no dia 28, às 16h30. As reservas de bilhetes são efetuadas até às 16h00 do próximo dia 26 de janeiro, para o e-mail rui.cavalheiro@cm-esposende.pt.

O espetáculo é o prólogo de “Pessoas”, produção dedicada à genialidade da mente de Fernando Pessoa, cuja apresentação está prevista para o mês de abril, e assinala o término do mais recente curso de formação em teatro infantil e juvenil desenvolvido no âmbito do CREARTE, programa promovido pelo Município de Esposende, com o intuito de incentivar o crescimento da arte teatral no concelho. Assim, juntamente com os atores do Grupo Boca de Cena, contracenarão os alunos que frequentaram a ação de formação nos últimos seis meses, sob a orientação de Hugo Direito Dias.

Em jeito de performance satírica e interpretativa, “(des)ARTE” faz o ator mergulhar numa reflexão sobre o que é a Arte, onde se encontra e o que dela se sorve. O público é convidado a comentar o ator, a cena e a encenação, imprimindo na performance aquilo que Fernando Pessoa melhor fazia: Pensar, sentindo "pena de pensar/ porque quem pensa não sente".

O grupo Boca de Cena formou-se em 2016, na sequência de um curso de iniciação ao teatro ministrado no âmbito do CREARTE, tendo-se estreado, com assinalável êxito, com a representação da Paixão “Passio” na Semana Santa 2017. Também na área da formação/ação, o CREARTE tem vindo a dar visibilidade aos grupos de teatro amador do concelho, designadamente Forjães em Cena, GATA (Grupo Amador Teatro de Fão), GATERC (Grupo Amador Teatro de Esposende – Rio Cávado), JUM (Juventude Unida de Marinhas) e GARFO (Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa).