Equipa da ADE recebida nos Paços do Concelho pela conquista da Taça da AFB

2017/06/12

1

Foi hoje recebida nos Paços do Concelho de Esposende a equipa sénior da Associação Desportiva de Esposende (ADE), que no passado dia 10 de junho conquistou a Taça da Associação de Futebol de Braga (AFB), ao vencer por 2-1 o Porto d’Ave, na final disputada no Estádio Cidade de Barcelos.

O Município quis, assim, manifestar apreço pelo feito alcançado, prestando homenagem aos jogadores, equipa técnica e órgãos dirigentes do clube. O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, manifestou “enorme orgulho” pela conquista da taça, dizendo que “é o resultado do trabalho de uma época e não de 90 minutos de jogo”. O Autarca enalteceu a prestação da equipa no jogo decisivo, sobretudo na segunda metade da partida, considerando que a ADE deu uma lição de desportivismo e que imperou o fair play.

Benjamim Pereira expressou orgulho pessoal e o reconhecimento do Município pelo triunfo da equipa da ADE, que, notou, resulta numa vitória do concelho de Esposende e de todos os clubes concelhios, que se regozijaram com esta conquista. Considerou que depois desta vitória, “a equipa está com mais pujança para desafios futuros”.

O Autarca elogiou a atual direção, liderada por Edgar Morais, e notou que, apesar de um limitado orçamento financeiro, o clube tem vindo a desenvolver um excelente trabalho, não só ao nível do futebol como também noutras modalidades. “O clube está vivo e pujante”, afirmou.

Sem querer estabelecer qualquer relação com esta conquista, Benjamim Pereira referiu que o apoio ao associativismo desportivo, sobretudo na formação, tem sido uma das apostas do Município, a par da requalificação das infraestruturas desportivas do concelho. Notou que, dentro das suas possibilidades, a Câmara Municipal tem vindo a apoiar os clubes e associações e afiançou que “é esse contributo que queremos manter, na certeza de que os resultados aparecem, de forma indireta”.

O capitão da equipa, Pedro Maciel era o espelho da felicidade, partilhada por todos os jogadores. Agradeceu à Câmara Municipal a receção e o apoio manifestado pelos adeptos e simpatizantes. “Senti que o bairrismo voltou a Esposende, isso para mim é muito mais importante do que levantar a taça”, afirmou, considerando estar a reviver a alegria de anteriores feitos da ADE.

Considerando a receção nos Paços do Concelho uma honra, o treinador principal da equipa sénior, Carlos Viana, elogiou o trabalho, o caráter e a atitude dos jogadores com vista à conquista de um sonho que se tornou realidade, enaltecendo também a postura da direção que “mesmo nos momentos difíceis não deixou que nos fossemos abaixo”.

“Hoje é um dia extremamente feliz, todo o trabalho é recompensado”, afirmou o Presidente da Direção, Edgar Morais, dizendo que a conquista da Taça da AFB “foi uma vitória de uma cidade e de um concelho”. Realçou a postura dos outros clubes concelhios, que partilharam da alegria da ADE, e recordou que o dia 10 de junho “foi um momento único”, também pela forte mobilização da massa associativa. Na hora dos agradecimentos referiu os restantes dirigentes, os jogadores e o treinador e apontou críticas aos que não acreditavam na equipa, dizendo que “hoje devem estar muito arrependidos”. “Somos uma grande equipa, uma referência deste concelho”, concluiu.

O Presidente da Assembleia Geral da ADE, Alberto Bermudes, saudou a direção e os atletas “que se bateram durante toda uma época”, bem como os sócios e simpatizantes do clube, que ao longo de mais de mais de cem anos conquistou “muitos momentos de glória”. Afirmando que a ADE tem desenvolvido um “trabalho fantástico”, tanto no futebol como ao nível de outras modalidades, Alberto Bermudes lembrou o apoio do Município ao clube e manifestou a expetativa de este que possa ser reforçado.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas de Gandra, Aurélio Neiva, felicitou a equipa pela conquista da taça, dizendo que “é uma página bonita da história deste clube, que fica também para a história do concelho”, e elogiou a atitude dos jogadores em campo, manifestando uma palavra de apreço aos sócios e simpatizantes da ADE pelo apoio manifestado, afirmando que “Esposende é bairrista”. Considerou que esta vitória não é fruto do acaso, mas resultado do trabalho e da postura da direção, liderada por Edgar Morais, a quem elogiou a atitude.