Esposende fixa turistas durante mais tempo

2017/06/12

Esposende é o município da Comunidade Intermunicipal do Cávado que cativa os turistas por períodos de tempo mais longos, segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O relatório que compila os dados do triénio 2013-2015, aponta o concelho de Esposende como sendo o município que regista uma estadia mais prolongada dos turistas. O INE converte essa constatação em números: dos 35.241 hóspedes que passaram por Esposende, em média, cada um permaneceu 2,5 noites no concelho.

Ainda segundo o INE, a atratividade revelada pelo concelho de Esposende traduz-se na subida de 10% nas dormidas, passando de 79.064 para 86.755, no triénio 2013, 2014 e 2015.

Nos seis municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Cávado, só Amares se aproxima dos números de Esposende, com uma média de 2,3 noites por hóspede, sendo a média desta região de 1,8 noites por hóspede.

O número de hóspedes subiu 29,55%, no Norte, passando de 2,99 para 3,88 milhões de hóspedes

Esposende mantém, muito por influência da procura turística, uma dinâmica que coloca o concelho acima da média de crescimento nacional, nomeadamente ao nível do volume de negócios, conforme revelou o estudo realizado junto de empresários locais que aponta um crescimento de 20%, durante a época balnear de 2016.