Municípios de Esposende, Barcelos e Vila Verde organizam Fórum Intermunicipal para a Igualdade

2017/05/11

programa FIPI dia16-01

Os municípios de Esposende, Barcelos e Vila Verde, em parceria com a CIM Cávado - Comunidade Intermunicipal do Cávado, e com a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, vão realizar, entre os dias 15 e 19 de maio, o Fórum Intermunicipal para a Igualdade, evento que integra um conjunto diversificado de iniciativas, com destaque para o III Encontro de Boas Práticas Autárquicas no domínio da Igualdade, a ter lugar no dia 16.

Depois de Vila Verde e de Esposende, este ano é Barcelos a acolher a iniciativa, que se reparte entre o Teatro Gil Vicente e o Auditório Municipal, com atividades destinadas a vários públicos, fomentando o debate e a reflexão em torno da temática “Ser Plural”, que dá o mote a esta edição. Este evento tem vindo a ser organizado no seio da CIM Cávado, na certeza de que o trabalho supramunicipal em muito enriquece o debate sobre temáticas como o pluralismo, diversidade e tolerância.

O Fórum arranca com a exibição do filme “As Sufragistas”, no dia 15, às 21h00, no Teatro Gil Vicente, sessão que será antecedida pela reflexão de Augusta Trigueiros, professora e mestre em Educação, sobre o papel das mulheres, ao longo dos tempos e nos lugares de decisão.

O ponto alto do programa acontecerá no dia 16, com o III Encontro de Boas Práticas Autárquicas no domínio da Igualdade, a decorrer no Auditório Municipal, a partir das 9h30. Num primeiro painel, sob a moderação de Isabel Abreu, Coordenadora do Espaço Bem Me Querem – Espaço Municipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica de Esposende, será abordada a “Estratégia 2020”, com Emília Araújo do Departamento de Sociologia, da Universidade do Minho, e Marlene Matos, do Departamento de Psicologia da mesma Universidade.

Já no período da tarde, serão dadas a conhecer Boas Práticas Autárquicas, na dinamização de projetos pró-ativos na comunidade. No painel moderado por Júlia Fernandes, Ana Lúcia Silva, apresentará o Projeto CarryOn, Margarida Queirós o Projeto PT07, e Tatiana Mendes vai divulgar o Projeto ART’THEMIS.
A encerrar os trabalhos, Paulo Machado convidará os participantes a refletir sobre “A diferença está em nós”.

No dia 17, às 14h00, no Auditório Municipal, será debatido o tema “Trabalho Digno” entre os colaboradores dos vários municípios, com referência à atualização dos direitos e deveres dos trabalhadores.

Já no dia 18, às 15h00, no Teatro Gil Vicente, haverá oportunidade para um momento de conversa com Valter Hugo Mãe, escritor, e com Cátia Vidinhas, ilustradora de histórias, que será orientado por Adélia Carvalho, também escritora.

O Fórum Intermunicipal para a Igualdade termina com uma sessão de teatro, no dia 19, às 21h00, no Teatro Gil Vicente, com Marta Gautier no palco a questionar e a interagir com o público com o monólogo “Se eu não tivesse medo”.

As inscrições para este evento são gratuitas, e efetuadas online em http://fipi.cm-barcelos.pt/.