Esposende assinala 20 anos de Educação Ambiental com Semana da Biodiversidade

2017/05/08

Com o intuito de assinalar 20 anos de Educação Ambiental, o Município de Esposende vai promover, entre os próximos dias 17 e 22 de maio, a Semana da Biodiversidade, cujo ponto alto será o Seminário/Workshop “Novas Ferramentas para a Conservação Marinha”, que encerrará o evento.

Para além do espaço expositivo, patente no Largo dos Bombeiros, em Esposende, com visitas guiadas para a comunidade educativa concelhia e visitas livres para a comunidade em geral, a Semana da Biodiversidade engloba um conjunto muito vasto de atividades, procurando, assim, envolver os vários públicos em torno desta iniciativa.

De 17 a 22 de maio, será possível conhecer o “Projeto OMARE – Observatório Marinho de Esposende”, uma exposição que mostra alguns trabalhos de investigação na área da biodiversidade marinha. Estarão igualmente patentes as exposições “Viagem ao fundo do mar”, uma exposição luminescente que retrata o ambiente marinho e os seus habitantes, e “O mar vem a terra”, exposição de aquários sobre os vários habitats marinhos ao largo de Esposende. Neste período, estará também disponível o Espaço Audiovisual, com projeção de documentários temáticos e de um filme sobre os 20 anos de educação ambiental em Esposende.

O programa integra um conjunto de workshops e oficinas. Assim, no dia 17 de maio, às 18h30, terá lugar o Workshop “Controlo de pragas em agricultura biológica”, orientada por Marisa Moreira. No dia 18, à mesma hora, a formação é sobre a “Produção de sabonetes artesanais”, desenvolvido por Joana Costa, do projeto Tom Terra, e, no dia 19, também às 18h30, Célia Barros vai orientar o workshop “Plantas aromáticas e medicinais: saberes e sabores”. Ainda no dia 19, às 10h00, realiza-se a Palestra “Engenharia natural como estratégia para a conservação da biodiversidade”, por Pedro Teiga, iniciativa integrada no projeto Aqua Cávado, da CIM Cávado.

Para o dia 20 de maio, às 10h30 e às 11h30, está prevista a realização de Oficinas de artes plásticas “O que vê o artista na natureza”, sob a coordenação da Biorumo, dedicada à exploração do ecossistema marinho através do jogo teatral. Pelas 14h30 decorrerá o Workshop “Hoje é dia de… aromaterapia”, orientado por Raquel Carvalho e dedicado à descoberta das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, e, às 22h00, terá lugar a projeção do filme “Esposende: 20 anos de educação ambiental”.

O programa prossegue no dia 21, às 10h00, com o Workshop “Plantas aromáticas e medicinais: saberes e sabores”, que será orientado por Célia Barros e que pretende dar a conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais e as suas principais propriedades e utilizações. No período da tarde, entre as 15h00 e as 18h00, decorrerão Oficinas de artes plásticas “No mundo dos bichinhos”, que conjugam as temáticas da reciclagem e da biodiversidade.

O último dia da Semana da Biodiversidade reserva a apresentação da coreografia dedicada à proteção da biodiversidade local, com a participação dos alunos das ECO-escolas concelhias, “Esposende diz SIM à biodiversidade”, no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado e Coreografia, às 11h00 e às 15h00.

No Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, decorrerá o Seminário/workshop “Novas Ferramentas para a Conservação Marinha”. O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira presidirá à sessão de abertura do evento, que contará também com a presença de Armando Loureiro, Diretor Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, e de Tiago Miranda, Diretor do Instituto de Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho.

Os trabalhos iniciam-se às 10h00, com o Painel “Conservação Marinha”. Sob a moderação de Luísa Jorge, do ICNF, intervirão Vasco Ferreira, do Observatório Marinho de Esposende: conservação, educação e gestão, Miguel Henriques, do Parque Natural da Arrábida, que vai abordar “O Parque Marinho Professor Luiz Saldanha e a proteção da biodiversidade marinha na Arrábida”, e José Antonio Fernández Bouzas, do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas de Galícia, que falará sobre a “Gestão dinâmica no Parque Nacional das Ilhas Atlânticas de Galícia”.

O tema “Investigação e Desenvolvimento” dará o mote ao segundo painel, moderado por Cristina Guimarães, da CCDR-N, no qual participarão Luís Gonçalves e Eduardo Pereira, da Unidade de Investigação em Microssistemas, da Universidade do Minho - Eletromecânicos e Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia, que se debruçarão sobre “Estruturas e sistemas de monitorização para recifes artificiais multi-funcionais”. José Pinto, do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, abordará a temática “Drones aquáticos e aéreos aplicados à biologia, oceanografia e arqueologia”. Por sua vez, Francisco Arenas, do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental vai intervir sobre “Os impactos das alterações climáticas na biodiversidade marinha”.

O programa prossegue, já no período da tarde, pelas 14h00, nas Piscinas Municipais Foz do Cávado, com o Workshop “Demonstrações práticas: equipamentos de investigação marinha”, e culmina com a visita guiada às exposições patentes no Largo dos Bombeiros.

As inscrições para o Seminário/workshop em www.seminariobiodiversidade.pt.