Concertos enriquecem programação da Semana Santa de Esposende

2017/04/04

concerto MISERERE

No âmbito das Solenidades da Semana Santa, a Igreja Matriz de Esposende vai acolher nesta quadra três concertos/espetáculos, convidando a comunidade a uma vivência espiritual mais intensa deste período que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

Assim, já no próximo sábado, dia 8 de abril, às 21h30, terá lugar a estreia da obra de Osvaldo Fernandes “Miserere”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, Coro Ars Vocalis e Decateto de metais Portuguese Brass, sob a direção de Helena Venda Lima.

Especificamente encomendada para a Semana Santa de Esposende, a obra “Miserere” (palavra que significa compaixão, lamento) divide-se em 8 versículos, 1 introdução, 3 Interlúdios, 3 Kyrie, 1 Ave Verum e 1 Amen. Sob a direção de Helena Venda Lima, os coros serão acompanhados por António Silva, Carlos Martinho, Carlos Ribeiro e Ruben Castro nos Trompetes, Hélder Vales e Nelson Braga nas Trompas, Ricardo Pereira, Zeferino Pinto e Joaquim Oliveira nos Trombones, Romeu Silva na Tuba e Diogo Zão no Órgão.

Osvaldo Fernandes leciona teoria e formação musical na Escola de Música de Esposende. É compositor residente do Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) e elaborou a sua tese sobre a composição para música vocal infantil. Em 2011 arrecadou o 2.º lugar no Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim e também o prémio do público. Conta com obras gravadas em dois discos do Coro de Pequenos Cantores de Esposende - “Mudam-se os Tempos” e “É tempo de Natal”, possuindo mais três trabalhos discográficos com outros intérpretes.

No dia 9, Domingo de Ramos, às 16h30, terá lugar a Representação da Paixão “Passio”, que marcará a estreia do grupo infantil Boca de Cena, formação que nasce no âmbito do programa CREARTE do Município de Esposende, e que será acompanhada pelo Coro Ars Vocalis. O espetáculo conta com produção de Helena Venda Lima, que assina a Direção Musical, e Hugo Direito Dias, responsável também pelo texto e pela encenação.

Na Quarta-feira Santa, o Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, sob a Direção de António Ribeiro, apresenta o concerto temático “Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”. O canto da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. João, constitui o âmago da celebração de Sexta-feira Santa. Para os cristãos, é um momento forte de meditação, de comunhão com a dor pelo caminho da cruz. Nesta narrativa dramática cantada, acompanhamos Jesus desde a prisão e condenação até à morte de cruz como preparação da ressurreição que estava para chegar, segundo as sagradas escrituras.

Em atividades desde 2012, o Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende é uma formação vocacionada para funções litúrgicas neste templo. Tem realizado uma pesquisa e interpretação de motetes e cânticos de autores da Idade Média, Renascença e Barroco, assim como de músicos compositores que assinalaram a sua presença neste templo. Apresenta também como vocação a realização de Concertos Espirituais temáticos diversificados ao longo de todo o ano litúrgico.

O programa da Semana Santa de Esposende está disponível em www.visitesposende.com.