“O Prazer de Ler” na Semana da Leitura da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende

2017/03/20

Subordinada ao tema “O prazer de Ler” vai decorrer, entre 27 e 31 de março, mais uma edição da Semana da Leitura, organizada pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios.

A Semana da Leitura visa mobilizar toda a comunidade educativa, divulgando o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho, como espelha a programação, recheada de iniciativas onde as crianças e jovens participam de forma criativa e empenhada.

De entre as iniciativas agendadas nas diferentes escolas, destacam-se os encontros com os escritores, ilustradores, críticos literários e músicos Daniel Completo, Cristina Completo, António Eloy, Maria João Lopo de Carvalho, Sérgio Guimarães de Sousa, Alexandre Parafita, Inês Cardoso, Maurizio Padovan, entre outros.

Destaque para a Conferência-concerto “O violino de Auschwitz”, com o violinista-relator italiano Maurizio Padovan, a ter lugar no dia 28 de março, às 21h00, no Auditório Municipal de Esposende, com entrada livre e aberta a toda a comunidade. Este espetáculo relata de uma forma musicada toda a violência sofrida pelos Judeus nos campos de concentração, onde a música poderia ser um elemento libertador ou um elemento de tortura.