Município estabelece protocolo de cooperação para conhecimento das alterações climáticas

03 Março 2015

Com o intuito de melhorar a capacidade do Município para incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e nas suas intervenções locais, a Câmara Municipal de Esposende assinou um protocolo de cooperação com o consórcio ClimAdaPT.Local.

Coordenado pelo Professor Doutor Filipe Duarte Santos, personalidade com largo conhecimento em matéria de alterações climáticas, este consórcio reúne diversas entidades, entre as quais câmaras municipais, organismos de ensino superior e a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, e pretende promover a adaptação às alterações climáticas em Portugal, contribuindo para o aumento da consciencialização, educação e capacidade de avaliação de vulnerabilidade às alterações climáticas.

O ClimAdaPT.Local prevê, assim, o desenvolvimento de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, bem como a realização de um programa formativo direcionado para os técnicos das autarquias. O projeto integra também a criação de uma plataforma online de comunicação, que sensibilize as comunidades locais e nacionais e capacite os técnicos e os eleitos para a importância de promover a adaptação local às alterações climáticas. Prevê, ainda, a criação de uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal, que constitua um fórum de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da adaptação.

Este protocolo de cooperação com o consórcio ClimAdaPT.Local afigura-se da maior relevância para o Município, na medida em que pressupõe o acesso a conhecimentos, metodologias e experiências de adaptação local às alterações climáticas, que permitirão melhor definir o planeamento do território concelhio.