«Março com Sabores do Mar» aposta na formação de profissionais e do público

10 Março 2015
No âmbito da iniciativa «Março com Sabores do Mar», a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Escola Profissional de Esposende (EPE), leva a efeito um conjunto de workshops, nomeadamente sobre gastronomia, serviço de mesa e vinhos.
No âmbito da iniciativa «Março com Sabores do Mar», a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Escola Profissional de Esposende (EPE), leva a efeito um conjunto de workshops, nomeadamente sobre gastronomia, serviço de mesa e vinhos, direcionados para profissionais da área da cozinha e restauração, crianças e público em geral.

Assim, ontem, realizou-se, nas instalações da Escola Profissional, um workshop de cozinha, orientado pelo Chefe Artur Gomes do restaurante “Casa da Música”.

“O serviço de mesa” é o tema da ação de formação, que terá lugar no próximo dia 12, às 15h00, no Restaurante Pedagógico da EPE, ministrada por Luís Rocha responsável pelo restaurante “Casa da Música” e professor na Escola Profissional de Esposende. Dirigida aos profissionais de restauração do concelho, a iniciativa abordará os principais cuidados e regras a seguir no serviço de mesa, visando contribuir para a melhoria contínua da arte de bem servir.

Direcionado para crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 14 anos, realiza-se, no próximo dia 14, um workshop de cozinha, denominado “Mãos na massa”, com Mário Rodrigues (vencedor da primeira edição do Chef´s Academy da RTP), Teresa Cunha Pinto e Bárbara Yu Belo. De participação gratuita, esta ação decorrerá entre as 15h00 e as 17h00, na Escola Profissional de Esposende, e incluirá a demonstração e confeção de uma refeição saudável, composta por entrada, prato principal (à base de peixe) e sobremesa, bem como a degustação dos mesmos.

Orientado pela Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, realiza-se, no dia 21, às 11h00, no Cantinho do Pescador, um workshop sobre “Preparação e modos de confeção de lampreia”. Nesta ação, os participantes poderão ficar a conhecer as diferentes maneiras de confecionar a lampreia com aqueles que lidam, em época, com a pesca deste ciclóstomo, os pescadores. A atividade, de participação gratuita, inclui ainda degustação dos pratos confecionados.

“Refeições caseiras para levar para o trabalho” é o workshop que o Chefe José Alexandre vai ministrar no dia 21, a partir das 14h30, na Casa da Juventude de Esposende. Nesta ação, poderão ser apreendidas, entre outras, dicas de como fazer compras e aquecer ou aproveitar sobras de comida. O Chefe José Alexandre, do programa “Clube de Cozinheiros”, da Porto Canal, é também autor do livro “Pronto a Comer”, publicação que reúne mais de 100 receitas práticas, nutritivas e deliciosas para se manter uma alimentação rica e equilibrada sem esquecer a carteira.

O enófilo José Silva orientará, no dia 23, entre as 15h00 e as 18h00, o workshop “Conhecer os vinhos verdes”, dirigido aos colaboradores da restauração e consumidor final. Nesta formação, que será uma continuação da sessão do ano anterior, serão abordadas diferentes temáticas, onde se destacam, a gestão de vinhos, nomeadamente o processo de compras, armazenagem e temperaturas.

A qualificação dos recursos humanos na restauração é sempre um fator diferenciador nos destinos e um contributo decisivo para a sua excelência. Atenta a esta realidade, a Câmara Municipal de Esposende desenvolve sistematicamente, e em paralelo com as iniciativas gastronómicas, um conjunto de ações de formação que visam a qualificação e reciclagem de conhecimentos dos colaboradores das unidades de restauração.

Para mais informações ou inscrição, os interessados deverão contactar o Serviço de Turismo do Município, através do e-mail turismo@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 100.