Benjamim Pereira levou preocupações dos pescadores do concelho à Ministra da Agricultura e do Mar

12 Março 2015
Na sequência das diligências que o Município tem vindo a desenvolver no sentido de procurar soluções para um conjunto de preocupações da classe piscatória do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado do Presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende.
Na sequência das diligências que o Município tem vindo a desenvolver no sentido de procurar soluções para um conjunto de preocupações da classe piscatória do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado do Presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, Augusto Silva, reuniu, no passado dia 9 de março, em audiência com a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e com o secretário de Estado das Pescas, Manuel Pinto de Abreu.

No encontro participaram também o autarca de Caminha, Miguel Alves, o vereador da Câmara de Vila do Conde José Aurélio Baptista e o Presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, Vasco Presa.

Em cima da mesa estiveram diversas questões, entre as quais a diretiva da Comissão Europeia que pretende proibir a utilização de todos os tipos de redes de deriva nas pescas, a proposta de criação de quota específica para a sardinha capturada por artes de deriva, entre 1 de junho e 31 de outubro, e a questão da potência dos motores.

A Ministra da Agricultura e do Mar registou as preocupações apresentadas pelos autarcas e pelos pescadores e manifestou abertura para fazer valer as suas reivindicações junto da Comissão Europeia, no que se refere às redes de deriva, dado que é entendimento do Governo de que esta norma não se aplica à realidade da pesca em Portugal. No que se refere às quotas de pesca, Assunção Cristas deu garantias de que foi salvaguardada a quota de pesca artesanal, e, relativamente à potência dos motores, informou que, no prazo de quinze dias será apresentada uma proposta legislativa no sentido de permitir o uso de motores de 100 cavalos e de um motor auxiliar de, pelo menos, 35 cavalos.

Esta audiência realizou-se na sequência da reunião que, em janeiro passado, ocorreu em Caminha, entre representantes de oito câmaras municipais e de outras tantas associações de pescadores da costa norte do país.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende fez questão de, juntamente com o líder dos pescadores do concelho, estar presente nesta reunião com os responsáveis da tutela das pescas, procurando defender os interesses da classe piscatória. Refira-se que, já em janeiro, passado, Benjamim Pereira, promoveu uma reunião entre a Associação de Pescadores e o Eurodeputado José Manuel Fernandes, no sentido de o sensibilizar para estas matérias que colocam em causa a subsistência da classe, de modo a que, no âmbito da Comissão Europeia, possa intervir na defesa dos interesses dos homens do mar.

Benjamim Pereira acredita que “tudo se encaminha para que as questões que preocupam os nossos pescadores sejam ultrapassadas, o que, naturalmente, nos deixa satisfeitos, atendendo ao empenho que temos colocado neste assunto”.