Programa da Rede Social de Esposende aposta no Envelhecimento Ativo

31 Março 2015
O Programa «Envelhecimento Ativo 2015», desenvolvido no âmbito da Rede Social, continua a mobilizar a comunidade idosa do concelho de Esposende em torno de um conjunto variado de atividades.

Promover uma cultura de envelhecimento ativo baseada numa sociedade para todas as idades é o principal objetivo deste programa, no âmbito do qual decorreu, no passado dia 27 de março, o 3.º Torneio de Boccia promovido pela ASCRA (Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia), nas suas instalações.

A atividade envolveu a participação de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), num total de 102 jogadores e 34 equipas, tendo proporcionado o convívio entre utentes das instituições participantes.

Uma das equipas concorrentes do Centro Social da Paróquia de Curvos foi a vencedora deste Torneio, tendo o 2.º e o 3.º lugares sido conquistados pela ACARF (Associação Cultural Artística e Recreativa de Forjães).

Também integrado no Programa “Envelhecimento Ativo” decorreram, no passado dia 11, no Centro Social da Juventude de Belinho, e, no dia 18, na Santa Casa da Misericórdia de Esposende, sessões de “Encontros para a Saúde”, promovidas pelo Centro de Saúde de Esposende. Esta iniciativa visa promover uma maior sensibilização para os especiais cuidados a ter com a saúde da pessoa idosa nas suas diversas componentes, designadamente física, psicológica e social.

Os idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho vão ter oportunidade, amanhã, dia 1 de abril, pelas 14h30, no Salão Paroquial de Curvos, de reviver e assistir à Via Sacra encenada pelos idosos do Centro Social da Paróquia de Curvos.

O programa tem privilegiado o trabalho em rede com as IPSS, Juntas de Freguesia e outras instituições locais - públicas ou privadas, Parceiros da Rede Social de Esposende, no sentido de potenciar a implicação dos diferentes atores locais nas dinâmicas sociais desenvolvidas no concelho.