Já começou a dragagem da Doca de Pesca de Esposende

01 Abril 2015
Numa iniciativa do Município e satisfazendo uma reivindicação antiga da comunidade piscatória de Esposende, iniciaram, hoje, os trabalhos de dragagem da Doca de Pesca.

A draga que está a proceder à intervenção, pertencente a uma empresa holandesa, chegou ontem a Esposende, tendo começado esta manhã a operar. Os trabalhos, que serão executados através de um sistema inovador, deverão estar concluído no prazo de duas semanas.

Ultrapassando, uma vez mais, as suas competências, dado que não é a entidade responsável por aquele espaço, a Câmara Municipal resolveu assumir a intervenção, num investimento próximo dos 120 mil euros, atendendo a que estava em causa a subsistência dos pescadores locais. Com efeito, o assoreamento da Doca de Pesca inviabilizava a saída das embarcações para a faina, impedindo os pescadores de saírem em busca do seu ganha-pão.

Sensível aos argumentos dos pescadores, a Autarquia desenvolveu, ao longo de vários anos, diligências com vista à resolução do problema, tendo decidido assumir o encargo da intervenção, depois de obter o aval das várias entidades responsáveis. O Município vai, assim, dar resposta a uma situação que vinha a arrastar-se ao longo do tempo, sem que qualquer uma das instituições com jurisdição na zona ribeirinha tenha dado solução ao problema.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, sublinha que “mesmo não sendo da sua competência, o Município assume os encargos da dragagem, o que representa um investimento financeiro assinalável, atendendo a que estava em causa a subsistência económica da comunidade piscatória”. O Autarca salienta, ainda, o empenho e a determinação que o Município colocou na resolução deste problema, que se traduziu num processo de negociações difícil.

O Município está, entretanto, a avaliar com as entidades oficiais, nomeadamente com a Doca de Pesca e o IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos), a possibilidade de alargar o âmbito desta intervenção a outros espaços da Zona Ribeirinha de Esposende, nomeadamente através da requalificação das infraestruturas existentes, no sentido de rentabilizar e colocar ao serviço da população estes equipamentos. Neste sentido, o Presidente Benjamim Pereira tem já agendada uma reunião com o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.