Município de Esposende evoca 1.ª Grande Guerra com espetáculo teatral da JUM

08 Abril 2015
Integrado no Programa Evocativo do Centenário da 1.ª Grande Guerra, o Município de Esposende vai promover a apresentação da peça «9 de Abril» ou «Coração Lusitano», pelo Grupo de Teatro Amador da JUM - Juventude Unida de Marinhas. O espetáculo terá lugar no próximo sábado, dia 11 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de
Integrado no Programa Evocativo do Centenário da 1.ª Grande Guerra, o Município de Esposende vai promover a apresentação da peça \"9 de Abril\" ou \"Coração Lusitano\", pelo Grupo de Teatro Amador da JUM - Juventude Unida de Marinhas. O espetáculo terá lugar no próximo sábado, dia 11 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, com entrada livre.

A peça, escrita por Armindo Eiras, retrata o Portugal de outrora e a partida dos jovens do concelho de Esposende para a 1.ª Grande Guerra. José parte para a guerra deixando à sua espera a namorada Arminda, cujo pai a tenta casar à força com um velho brasileiro rico para se ver livre das \"hapotecas\".

De forma lúdica e divertida, será lançado um olhar sobre o período em que muitas famílias viram os seus filhos partir para a guerra. Através desta apresentação, será também possível apreciar o trabalho que a JUM vem desenvolvendo no plano cultural, concretamente no teatro, área que o Município de Esposende pretende impulsionar e promover no concelho através do projeto CREARTE – Crescimento Arte Teatro Esposende, recentemente apresentado publicamente.

Este espetáculo teatral integra um programa vasto de iniciativas, que se prolonga até 2018, com o intuito de evocar este conflito mundial, homenageando todos os Esposendenses que nele estiveram envolvidos, particularmente aqueles que perderam a vida em combate.

Durante o corrente mês, está patente, na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende a exposição itinerante “Grande Guerra (1914-1918) 100 anos – Recordar”, uma produção do Museu Militar de Lisboa. Esta mostra é constituída por 16 painéis e equipamentos de guerra, nomeadamente capacetes e armamento, possibilitando viajar pela memória da 1.ª Grande Guerra. Os antecedentes, as causas, as fases da guerra, a ação do Corpo Expedicionário Português em África e na Flandres, o mundo em guerra, as transformações sociais que ocorreram, os portugueses na Guerra e as memórias são momentos evocados nesta exposição comemorativa do centenário da Grande Guerra, que começou em julho de 1914 e terminou em novembro de 1918.