Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Turismo Acessível é aposta do Município de Esposende

28 Novembro 2023

Caminhada Inclusiva - 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No âmbito do programa ESacessível, o Município de Esposende, em parceria com a Rio Neiva - Associação Defesa do Ambiente e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, vai organizar uma caminhada inclusiva, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro.

A caminhada, que integra também os planos de atividades daquelas entidades, inicia-se pelas 9h00, no Centro de Informação Turística de Esposende e prossegue com a visita à Praça D. Sebastião, Piscinas Foz do Cávado, Ecovia do Litoral Norte, Foz do Cávado, Igreja Matriz e Igreja da Misericórdia. A participação é gratuita, sendo que a inscrição deve ser efetuada até ao dia 29 de novembro, através do e-mail: turismo@cm-esposende.pt.

Esta ação, à semelhança de outras, pretende contribuir para que em Esposende sejam implementadas soluções de acessibilidade, úteis a todas as pessoas. Para tal é crucial que os residentes, visitantes e turistas possam ter experiências marcantes que os tornem embaixadores de Esposende junto de um mercado em constante crescimento.

Um turismo acessível com enfoque nas pessoas com deficiência e nas pessoas mais idosas pode ter um grande potencial, considerando que essas pessoas são acompanhadas por familiares e amigos e passarão palavra sobre uma boa experiência vivida no destino. Um território mais acessível e inclusivo representa um serviço global de maior qualidade, com impacto na vida das pessoas que o visitam. É um enorme potencial com retorno, que, mais tarde ou mais cedo, se refletirá em maior divulgação, aumento do número de visitantes e maior base de sustentabilidade e competitividade das organizações do destino.

O Turismo tem vindo a tornar-se uma atividade de crescente valor estratégico para Esposende, considerando-se que a abordagem ao Turismo Acessível ou Turismo para Todos representa um conceito de reconhecida responsabilidade social e sustentabilidade para os territórios. Esposende sublinha esta premissa no seu Programa de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo 2023_2027, com a pretensão de vir a ter no Turismo Acessível uma diferenciação positiva enquanto destino turístico, bem como através do cumprimento assumido dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Assim, mais do que assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, pretende-se, de uma forma consistente, educativa, humana e avaliativa, dar a conhecer o território de Esposende, permitindo o seu desfrute com o menor número de barreiras possível.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de dezembro. Foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o intuito de promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.