Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Juntas de Freguesia e instituições recebem apoios do Município de quase 59 000 euros

21 Setembro 2023

Em reunião do executivo, realizada hoje, o Município de Esposende aprovou um conjunto de apoios financeiros, no valor global de 58.817,76 euros.

A maior fatia, 41.017,76 euros, será transferida para a Junta de Freguesia de Antas, para custear a execução de obras de pavimentação de mais um troço da Rua do Descampado. Esta intervenção, que se enquadra no plano de requalificação da rede viária do concelho, há muito que vinha sendo reivindicada pelos moradores e pela Junta de Freguesia, uma vez que o acesso se encontrava “em terra batida”, com evidentes transtornos tanto para a circulação automóvel, como para os peões. Por via desta intervenção foram, assim, criadas melhorias na circulação rodoviária e pedonal naquele arruamento.

À Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão foi atribuído um apoio financeiro de 5.000 euros, para ajudar a atenuar os custos suportados com a realização da 25.ª edição da Festa da Cerveja e do Marisco, evento que decorreu no passado mês de agosto e que se reveste de extrema importância, tanto para a população de Fão como para os residentes no concelho de Esposende.

Ainda em matéria de apoios, a Câmara Municipal aprovou um apoio financeiro, no montante de 5.000 euros, para o Agrupamento 82 de S. Bartolomeu do Mar, do Corpo Nacional de Escutas, destinado a fazer face à aquisição de material e substituição de instrumentos e equipamentos da fanfarra. Por esta via, o Município está a contribuir para conferir dignificação e criação de condições às dezenas de crianças e jovens que fazem parte deste Agrupamento, como também para enriquecer o património cultural da freguesia e do concelho.

Na mesma reunião, o executivo municipal decidiu ceder à Santa Casa da Misericórdia de Fão equipamentos de Parque Infantil, no valor de 7.800 euros, que haviam sido adquiridos pela autarquia no âmbito do projeto de requalificação de jardins infantis dos estabelecimentos escolares concelhios. Por vida da cedência destes equipamentos, a instituição vê melhoradas as respostas prestadas na área da infância, nomeadamente desenvolvidas na componente de educação pré-escolar.

“O Município, dentro das suas capacidades e disponibilidade financeira, continua a atender àquilo que são as necessidades das Juntas de Freguesia e das instituições, e consequentemente, da população do concelho, numa ótica da melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento do território”, assinala Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.