Município de Esposende apoia 30 estudantes na sua formação superior
Em sessão informal, realizada esta tarde nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu à entrega de Bolsas de Estudo aos jovens estudantes do ensino superior que, no ano letivo 2022/2023, beneficiaram desta medida de âmbito educativo e social.
Trinta jovens receberam o valor nominal de 600 euros, que se traduz num investimento global de 18 000 euros, depois de terem cumprido trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Câmara Municipal, durante 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas, em cumprimento do estipulado no regulamento.
O Presidente da Câmara Municipal, que se fez acompanhar da Vereadora da Educação e da Coesão Social, Alexandra Roeger, e demais vereadores do executivo, apontou diversos aspetos positivos deste projeto que o Município mantém ano após ano, desde logo assegurando que a condição socioeconómica não constitua um fator impeditivo e discriminador no acesso à educação e à formação superior. O projeto cumpre, assim, as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere à Igualdade de oportunidades, Erradicação da pobreza e Educação de qualidade, áreas a que a que o Município tem atribuído especial atenção.
Benjamim Pereira notou também que a medida constitui um incentivo à formação de quadros técnicos superiores no concelho, estimulando a uma cultura escolar de excelência e alertando para a mais-valia de uma formação académica superior enquanto facilitadora da entrada num mercado de trabalho cada vez mais exigente ao nível da formação e qualificação.
O autarca considera igualmente positiva e enriquecedora a oportunidade de os bolseiros tomarem contacto com os serviços da autarquia, percebendo a dinâmica e a dimensão da atividade do Município, e melhorando, por esta via, o seu conhecimento, nas diversas dimensões, sobretudo social, cultural e administrativa.
Comprovando esta realidade, tanto os alunos como os pais, através dos seus testemunhos, saudaram a iniciativa da Câmara Municipal e o enriquecimento que pessoal e profissional que a mesma representa. Do mesmo modo, os técnicos que tiveram oportunidade de acompanhar os bolseiros consideram a medida positiva e uma mais-valia para os serviços, pela ajuda que proporcionam.
Na interação com os alunos, o Presidente da Câmara Municipal exortou-os à participação cívica e a investirem na formação ao longo da vida, por forma a enriquecerem-se pessoal e profissionalmente.
Benjamim Pereira expressou, ainda, o “pedido” para que, se possível, terminado o percurso académico, possam manter-se a trabalhar e a residir no concelho. Lembrou que Esposende foi o segundo município que mais cresceu em toda a zona norte e que ostenta a qualidade de vida como bandeira, e mostrou-se convicto de que o território terá certamente oportunidades para oferecer aos jovens quando ingressarem no mercado de trabalho. “Se puderem construam as vossas vidas aqui, temos um território magnífico”.