Biblioteca Municipal de Esposende recebe Professor Onésimo Teotónio Almeida para conversa sobre atualidade

01 Junho 2023

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai receber, no próximo dia 22 de junho, o Professor Onésimo Teotónio Almeida para uma conversa em torno do país e do mundo, que será moderada por Sérgio Guimarães de Sousa, docente da Universidade do Minho.

A iniciativa, agendada para as 18h00 e com entrada livre, integra a agenda de atividades da Biblioteca Municipal para o mês de junho, tendo sempre presente a promoção do livro e da leitura e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Onésimo Teotónio Almeida, escritor, filósofo, ensaísta, distinto académico, é um dos maiores pensadores da atualidade. Doutorado em Filosofia numa das mais prestigiadas universidades norte-americanas, a Universidade de Brown, onde é professor catedrático, nasceu em S. Miguel, nos Açores, mas reside nos Estados Unidos desde 1972. É autor de várias obras e de mais de duas centenas de ensaios publicados em Portugal, nos EUA, no Brasil, em França e em Inglaterra. Dos vários livros que publicou, mencione-se Pessoa, Portugal e o Futuro (2014), A Obsessão da Portugalidade (2017) ou ainda O Século dos Prodígios - A Ciência no Portugal da Expansão (2018) (esta última obra viria a ser galardoada com o Prémio Gulbenkian Portugal no Mundo, com o Prémio Academia Portuguesa de História e com o Prémio D. Diniz, Solar Casa de Mateus). O Professor Onésimo é também Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares na Brown University, onde ministra um seminário sobre Valores e Mundividências. Fundou e dirige a editora Gávea-Brown, que se dedica à edição, em inglês, de obras de literatura e cultura portuguesas, e a revista homónima Gávea-Brown – a Bilingual Journal of Portuguese American Letters and Studies. É coeditor do e-Journal of Portuguese History e da Revista Pessoa Plural (Revista de Estudos Pessoanos), duas revistas eletrónicas editadas em cooperação internacional e publicadas na Brown University. Entre as diversas organizações a que pertence, refira-se a direção da PALCUS – Portuguese-American Leadership Council of the United States, a vice-presidência do Rhode Island Council for the Humanities e da Associação Internacional de Lusitanistas. É Trustee do New Bedford Whaling Museum. Foi eleito Membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e socio-correspondente da Academia da Marinha bem como da Academia das Ciências de Lisboa. Em 2013 foi-lhe outorgado o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro e, em 2021, recebeu também um Doutoramento Honoris Causa da Universidade Lusófona. Em junho de 1997, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2018, recebeu a Grã-Cruz da mesma Ordem. Em 2019, foi designado Presidente da Comissão de Honra do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, tendo sido o orador oficial no dia 10 de junho. Em 2021, a Câmara Municipal de Ponta Delgada nomeou-o Presidente da Comissão de Honra da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura-2027.

A conversa será moderada por Sérgio Guimarães de Sousa, amigo pessoal de Onésimo Teotónio Almeida e docente da Universidade do Minho, professor convidado em várias universidades no estrangeiro e com inúmera obra publicada na área dos estudos literários. Uma conversa aberta assente no espírito da diáspora e da mundividência, considerando que o Professor Onésimo é também conhecido pelo seu sentido de humor, pela sua amabilidade e por ser um estupendo contador de histórias! “Quando fui para a Terceira, percebi que era micaelense. Na Madeira, senti-me açoriano. Em Lisboa, vi que era insular. Em Espanha, reconheci-me português. Em Paris, já era ibérico. Nos EUA, europeu. Na China, achei-me decididamente ocidental. Se um dia for a Marte, hei de sentir-me terrestre.” (Onésimo Teotónio Almeida, Público, 2014).

No mês em que assinala o seu 31.º aniversário na centenária Casa do Arco (25 de junho de 1992), a Biblioteca Municipal promove sessões da Hora do Conto para os mais pequenos. Assim, mediante marcação prévia através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960181, as instituições poderão proporcionar às crianças dos 3 aos 5 anos a atividade Conta-me uma história “O monstro das cores”, de Anna Llenas.

No dia do aniversário da Biblioteca, 25 de junho, às 16h00, a proposta é Histórias em família “Sortido de contos”, com Virgínia Millefiori. Esta atividade é dirigida a crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas por pessoa(s) adulta(s), e é de participação gratuita, contudo, carece de marcação prévia.