Esposende promove Desfile Etnográfico concelhio no Dia do Município

11 Agosto 2015
Integrado no evento «Esposende Verão 2015» e como forma de assinalar o Dia da Cidade e do Município, a Câmara Municipal de Esposende vai organizar um Desfile Etnográfico concelhio, no próximo dia 19 de agosto, às 16h00.

O Desfile “Esposende – Usos e Costumes” percorrerá diversas ruas da cidade, mostrando a tradição das gentes de Esposende e das suas freguesias, nomeadamente Antas, Apúlia, Belinho, Curvos, Esposende, Fão, Fonte Boa, Forjães, Gandra, Gemeses, Mar, Marinhas, Palmeira de Faro, Rio Tinto e Vila Chã. Pretende-se, assim, dar a conhecer usos, costumes e tradições de outrora em Esposende, procurando mostrar um pouco daquilo que distingue e identifica o concelho. O Desfile é, igualmente, uma forma de o Município divulgar e preservar o seu rico Património Material e Imaterial, numa altura em que muitos visitantes ocorrem à cidade.

No desfile estarão representando as artes e os ofícios de cada uma das freguesias. A produção do vinho, o cultivo e a moagem do milho, a cultura dos nabos, o ciclo do pão, a horticultura e a produção do linho, do mel e de citrinos estarão representadas neste desfile, assim como o junco, o forno do carvão, o trabalho da pedra, o Banho Santo de S. Bartolomeu do Mar, o Rio Cávado e a pesca e os sargaceiros, entre outros motivos.

Integrarão o cortejo cerca de duas centenas de figurantes e mais de duas dezenas de carros alegóricos. A saída ocorrerá da Escola Secundária Henrique Medina, seguindo o desfile pela Av. Dr. Henrique Barros Lima, Av. Rocha Goncalves, Av. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira (Av. Marginal), Largo Rodrigues Sampaio, Rua Santa Maria dos Anjos, Av. Eng. Losa Faria, Rua Vasco da Gama e, retornando ao ponto de partida, pela Av. Dr. Henrique Barros Lima.