Esposende aproveitou Dia Mundial da Água para refletir sobre a importância da água e incentivar ao consumo da água da torneira

acaodiaagua_ebaco_1
acaodiaagua_ebaco_2
ebars2
escolaforjaes1
escolaforjaes2
escolaforjaes3
palestra_planeta_agua
28 Março 2023

O Município de Esposende aproveitou o Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de março, para promover a reflexão sobre a importância da água e incentivar ao consumo da água da torneira. Este ano, a efeméride foi assinada sob o mote “Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”, tendo por base o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 6, que prevê água e saneamento para todos até 2030.

Assim, ao longo de uma semana, foram realizadas atividades que tiveram como foco o tema da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos, de modo a incentivar a consciencialização para a utilização eficiente deste recurso escasso e essencial à vida.

Dando continuidade à campanha de promoção do consumo da água da torneira iniciada em 2021, o Município e a Esposende Ambiente realizaram mais uma ação de oferta de garrafas de água reutilizáveis (cantis) aos alunos que ingressaram, este ano letivo, no 1.º ano do 2.º ciclo de escolaridade.

Neste sentido, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, e o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, procederam à entrega simbólica de garrafas de água reutilizáveis e de um folheto informativo aos alunos do 5.º ano da Escola Básica António Rodrigues Sampaio e da Escola Básica de Forjães,

A iniciativa contou com o envolvimento de alunos e professores, que partilharam momentos e trabalhos relacionados com a temática da água. Ação idêntica havia sido realizada antecipadamente na Escola Básica António Correia de Oliveira e Escola Básica 2,3 de Apúlia, no Dia Aberto dos respetivos estabelecimentos de ensino.

No âmbito do plano de atividades do Centro de Educação Ambiental, foram realizadas nas escolas oito palestras, sobre o tema “O Planeta Água”, com a participação de turmas da Escola António Correia de Oliveira e da Escola Básica de Apúlia, envolvendo quase 200 alunos do 2.º e 3.º ciclos. Nestas sessões foi realçada a importância da água e do seu uso de forma eficiente, destacando a escassez dos recursos hídricos em quantidade e qualidade suficiente para todos os seres humanos. Foi também abordado o ciclo urbano da água e a importância do contributo individual no combate ao desperdício.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, uma turma do 6.º ano e alunos das Brigadas Verdes da Escola Básica António Correia de Oliveira tiveram oportunidade de assistir aos procedimentos de recolha de uma amostra de água no âmbito do Programa de Controlo da Qualidade da Água implementado pela Esposende Ambiente, tendo em vista a monitorização de vários parâmetros microbiológicos e físico-químicos. Nesta ação puderam perceber o ciclo urbano da água e a forma como se concretiza no concelho de Esposende, como é feito o controlo analítico da água abastecida para consumo, quais os parâmetros que iriam ser quantificados na amostra recolhida e por que razão se monitorizam. A sessão serviu também para sensibilizar estes alunos para um consumo ponderado de água, através da divulgação de alguns materiais com os quais podem aprender mais sobre a água, de forma lúdica.

Também para assinalar esta efeméride foi partilhada informação variada sobre o tema da água, bem como lançados desafios no âmbito da campanha “Be the Change”.

Outra das ações foi a inauguração do mural na Estação Elevatória de Fão, representativo das artes, costumes e gentes desta localidade concelhia, pela empresa municipal Esposende Ambiente e a Águas do Norte, empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.

De modo a assinalar o Dia Internacional das Florestas, que se comemora a 21 de março, o Gabinete Técnico Florestal do Município, com a colaboração do Centro de Educação Ambiental, levou a efeito nos espaços escolares 11 sessões das Oficinas de Brinquedos Florestais de modo a também assinalar esta efeméride.