Município de Esposende dá impulso final à Ecovia do Cávado

30 Janeiro 2023

ecovia cávado 0

O Município de Esposende acaba de contratar serviços para a elaboração do projeto de revisão do traçado da ecovia do Cávado, na zona do Marachão, Rio Tinto. A infraestrutura, um projecto intermunicipal que envolve os municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado - Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro -, ligará duas importantes áreas protegidas, o Parque Natural do Litoral Norte e o Parque Nacional Peneda Gerês, sempre ao longo das margens dos rios Cávado e Homem, proporcionando a sua valorização paisagística e ambiental e potenciando este território em termos turísticos. No que respeita ao concelho de Esposende, a Ecovia terá uma extensão total de sete quilómetros, entre Fão e Rio Tinto.

O preço base deste procedimento é de 38.300 euros, acrescidos de IVA a taxa legal em vigor e o prazo de execução é de 105 dias. Pretende-se, desta forma, concluir a ligação da ecovia, concluindo a intervenção no concelho de Esposende.

Para o Município de Esposende, o desenvolvimento da revisão do traçado deverá definir a localização das travessias das linhas de água, coordenadas com a geometria de traçado e restrições existentes no local que se afiguravam como constrangimento a prossecução do projeto.

Desta forma, pretende-se assegurar a continuidade pedonal e ciclável ao longo de toda a extensão da intervenção, tendo a ecovia 2.50 metros de largura útil. A revisão do traçado compreende, ainda, a apresentação de soluções de iluminação em toda a extensão, ajustadas a cada local, em especial quando o traçado for concordante com o paredão existente.

Os serviços agora contratados compreedem projeto de arquitetura e de arquitetura paisagista, projeto de fundações e estruturas, projeto de drenagem de águas pluviais, de iluminação pública, de segurança e saúde e de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição.

Lembre-se que esta obra entronca no projeto concelhio de promoção da mobilidade suave, assente nas ecovias do Litoral Norte e do Cávado, nos percursos pedonais e na transformação dos centros urbanos em locais sem barreiras arquitetónicas. “Esta ecovia é uma infraestrutura importantíssima para toda a região, seja do ponto de vista da mobilidade, seja da atratividade do território, constituindo-se como impulsionadora e fomentadora do desenvolvimento dos municípios abrangidos”, sublinha Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende.

Este investimento surge na mesma altura em que o Município de Esposende avançou com a elaboração do projeto para a construção de uma ponte pedonal e ciclável, na zona da Barca do Lago, ligando as freguesias de Gemeses e Fonte Boa.