ESPlorar Esposende por trilhos e caminhos

esplora
esplora_2
30 Janeiro 2023

O Município de Esposende, organiza, entre fevereiro e dezembro, onze passeios a pé e guiados, pelos trilhos da Rede Municipal de Percursos Pedestres que integra mais de 140 quilómetros, divididos por 13 trilhos. O primeiro percurso, com uma distância de 11 quilómetros, realiza-se a 12 de fevereiro e permitirá conhecer os diversos patrimónios do Castro de S. Lourenço, seja o natural, paisagístico ou arqueológico. Por apresentar um baixo grau de dificuldade adequa-se a ser percorrido em família.

O projeto “ESPlorar. Por trilhos e caminhos” resulta da fusão de duas palavras: Esposende e exlorar. Os seus diversos pontos de interesse existentes, com visitação a locais tão distintos que compreendem o património edificado e natural, a arriba fóssíl, as margens dos rios Neiva e Cávado, a zona costeira ou entre vales e quintas.

A atividade pretende valorizar o vasto património (natural, arquitetónico, arqueológico, botânico, histórico ou paisagístico), existente no Município de Esposende, visitando pontos de interesse, identificados ao longo dos trilhos e percursos. As visitas serão guiadas por um técnico do serviço de turismo e intervaladas com paragens para contemplação e compreensão dos locais,

Estes percursos tendem a ser uma alternativa, mais vocacionada para uma marcha/caminhada mais lenta, com a promoção do conhecimento, abordando temas relacionados como a geologia, a biodiversidade, a arqueologia, a história e os patrimónios natural e imaterial.

“ESPlorar por trilhos e caminhos” permitirá aos participantes uma perspetiva diferente, propiciando o registo fotográfico livre, assim como o desfrute das paisagens e valores locais naturais.

Com inscrições limitadas (25), a Esposende2000 disponibilizará as instalações das Piscinas Municipais para um banho relaxante no fim do percurso, assim como disponibiliza um seguro para a atividade, por um valor simbólico.

Os participantes deverão levar roupa e calçado adequados ao terreno e às condições climatéricas, além de uma mochila com água e alimentos para nutrição durante a caminhada.

O primeiro percurso, a 12 de fevereiro, tem ponto de encontro marcado para o Centro Interpretativo de S. Lourenço – Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, às 9 horas. Os percursos seguintes realizam-se a 12 de março, pelas Margens do Neiva; a 9 de abril, entre vales e quintas; a 14 de maio, no Trilho das Cangostas; a 11 de junho, o Trilho Entre o Neiva e o Atlântico; a 9 de julho, por Gemeses: terra de Passagem; a 13 de agosto, o Caminho dos Mareantes e Caminho da Memória; a 10 de setembro, o trilho da Natureza: Entre o Cávado e o Atlântico, Percurso do Vento e do Rio; a 8 de outubro o Trilho das Azenhas de Antas; a 13 de novembro o Trilho das Masseiras. Percurso do Vento e do Homem; e a 11 de dezembro os Caminhos da Fé.

Esta atividade está sujeita à inscrição, em WWW.ESPOSENDE2000.PT

Mais informações sobre o trilho, em https://www.visitesposende.com/pt/fazer/percursos/pr6-eps-castro-de-s-lourenco