FESTIAMA - Festival de Teatro Amador de Esposende decorre de 4 a 26 de fevereiro

27 Janeiro 2023

O Município de Esposende vai promover, entre os dias 4 a 26 de fevereiro, a quinta edição do FESTIAMA - Festival de Teatro Amador de Esposende, que terá como palco o Auditório Municipal de Esposende.

Este evento visa promover o trabalho realizado pelos grupos de teatro amador do concelho integrados no projeto CREARTE - Crescimento da Arte Teatral de Esposende, apresentando-os ao grande público. Esta edição contará com a prestação dos grupos Forjães em Cena, GATA - Grupo Associativo de Teatro Amador (Fão), Grupo de Teatro da JUM (Marinhas) e GATERC - Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado.

A abrir o festival, o grupo Forjães em Cena apresenta, nos dias 4 e 5 de fevereiro, a peça “(Eu)Génio!”, baseada em “Gennariello”, de Eduardo de Filippo, com encenação de Eva Fernandes e Jorge Alonso. A peça gira em torno de Geninho, das suas inúteis invenções, da sua sui generis família e de uma paixão que vem agitar a trama de relações que o envolve.

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, sobe ao palco o Grupo de Teatro da JUM, de Marinhas, com a peça “Ensaio Geral”, de Vitor Gabriel, e encenação de Eva Fernandes e Jorge Alonso. Nesta opereta cómica, de um ato, um grupo de teatro ensaia uma famosa tragédia portuguesa e hoje é o dia do ensaio geral, que tem tudo para correr mal…

No dia 18 de fevereiro é a vez do GATA, de Fão, apresentar a peça adaptada da obra homónima de José Saramago “As intermitências da morte”, contando com encenação e adaptação de texto de Tiago Palma Rio. Esta é a história da morte que só queria ser amada, como coisa natural que é, tal como o nascimento, a água, as árvores, a Acherontia Atropos... Uma boa maneira de amar a morte é chorando a sua ausência. É exatamente isso que acontece neste país, representado nesta peça, e que procura manter-se fiel à ironia hilariante do autor e à sua acutilante crítica, com um carinho especial para a religião e a política.

A quinta edição do FESTIAMA encerra, nos dias 25 e 26 de fevereiro, com a estreia da peça “Rei Laudamuco, Senhor de Nenhures”, de Roberto Vidal Bolaño, pelo GATERC, com encenação de Eva Fernandes e Jorge Alonso. Aqui, não há amo sem criado, nem criado sem amo. Laudamuco, Senhor de Nenhures, quer ser uma tentativa de análise das estruturas de poder e das suas bases essenciais, feita não só do ponto de vista de quem o detém, mas, sobretudo, de quem o mantém.

Ao sábado, os espetáculos iniciam às 21h30, sendo que ao domingo os grupos sobem ao palco a partir das 16h30. Mais informações sobre o festival, cada uma das produções e a bilheteira, poderão ser consultadas em www.municipio.esposende.pt/p/festiama.

O FESTIAMa constitui uma das principais iniciativas do projeto CREARTE, promovido pelo Município de Esposende, com vista à dinamização do teatro amador no concelho e integra-se na política cultural municipal, tendo subjacente os eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. No âmbito deste projeto surgiu, em 2016, o Boca de Cena – companhia de teatro infantojuvenil, que envolve cerca de trinta crianças e jovens.