População de Mar homenageou Abílio Cepa Cerqueira

22 Janeiro 2023

A freguesia de S. Bartolomeu do Mar, Esposende, homenageou hoje Abílio Cepa Cerqueira, assinalando o primeiro aniversário após a sua morte. A homenagem promovida pela Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar, pela paróquia de S. Bartolomeu do Mar, pelo Centro Social da Juventude de Mar, pelo Núcleo dos Ex-Combatentes de Mar e pelo Agrupamento de Escuteiros de Mar abarca a dimensão da atividade de Abílio Cepa Cerqueira que serviu as instituições de Mar.

“Ao homenagearmos o senhor Abílio Cepa Cerqueira, estamos a homenagear o povo genuino e simples que, de forma desinteressada, serve a sua terra, investido em cargos públicos ou como participante em simples atos sociais, desportivos ou culturais”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

O seu carácter vincado não deixava indiferentes todos os que com ele conviveram e que ontem fizeram questão de participar nas cerimónias, de bênção da placa de homenagem, no Largo 25 de Abril, da missa de primeiro aniversário, na igreja paroquial de S. Bartolomeu do Mar e da romagem ao cemitério de Mar.

Em agosto de 2011, o Município de Esposende entregue a Abílio Cepa Cerqueira a Medalha de Mérito Municipal, em reconhecimento “pela disponibilidade e colaboração, exemplares e ilimitadas, com as entidades da sua comunidade. Exerceu ao longo de 22 anos consecutivos as funções de Presidente de Junta de Freguesia, contribuindo de forma inequívoca para o desenvolvimento da freguesia de Mar e do próprio Município de Esposende”, lê-se na ata camarária.

Sublinhando a faceta de “sócio fundador do Centro Social da Juventude de Mar e seu destacado dirigente”, a autarquia destacou a sua colaboração “com todas as instituições religiosas, sociais, desportivas e recreativas de S. Bartolomeu do Mar. Além do gosto, fomento e prática de atletismo, era admirado pela ímpar dedicação à causa pública e à sua terra”. De igual modo, Benjamim Pereira sublinhou que Abílio Cepa Cerqueira foi “uma enorme referência da entrega, dedicação e vivência do poder local”.

O autarca apontou as recentes homenagens a Fernando Cepa e a Rodrigues Sampaio, com a entrega do prémio evocativo, como “um sentimento agregado de gratidão, ao qual se junta agora a homenagem a Abílio Cepa Cerqueira”.

Também o presidente da Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar, Manuel Abreu destacou a dedicação com que Abílio Cepa Cerqueira “exerceu as funções públicas e serviu a comunidade, com exemplar dedicação à população, sempre com a coragem de um líder”.