Município de Esposende melhora acessibilidades para pessoas com deficiência

03 Dezembro 2022

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala hoje, o Município de Esposende assinou os termos de aceitação do Programa Acessibilidades 360º, em sessão pública realizada no Multiusos de Gondomar.

Trata-se de uma medida a desenvolver no âmbito do programa do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com o intuito de melhorar as acessibilidades físicas para pessoas com deficiência ou incapacidades em todo o território contribuindo para mitigar os fatores de isolamento das pessoas com deficiência.

Ao abrigo do Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos (PIEP), o Município de Esposende irá concretizar duas intervenções de melhoramento das condições de acessibilidade, nomeadamente no Auditório Municipal de Esposende e nas Piscinas Municipais Foz do Cávado, sendo que o investimento elegível é de 6.666,67 euros para cada uma, totalizando 13.333.34 euros.

Aproveitando este mecanismo de financiamento, a Câmara Municipal tem oportunidade de concretizar melhorias no acesso das pessoas com deficiência a estes edifícios municipais, dando cumprimento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Reforça-se, assim, todo um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município no plano das acessibilidades.

A sessão de apresentação do Programa Acessibilidades 360º do Plano de Recuperação e Resiliência contou com as presenças do Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, bem como do Presidente da Estrutura de Missão "Recuperar Portugal", Fernando Alfaiate, e do Presidente do Conselho Diretivo do INR, I.P., Humberto Santos, que outorgaram a assinatura dos termos de aceitação do Programa Acessibilidades 360º. Em representação do Município de Esposende esteve a Vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger.