Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Encontro de Teatros está de volta a Esposende

olare_gaterc
teatro_paris__1_
teatro_paris__2_
10 Novembro 2022

Evento decorre até 3 de dezembro no Auditório Municipal de Esposende

Com a apresentação da peça “Paris”, por Ángel Fragua e Mara Correia, arrancou, no passado dia 5 de novembro, no Auditório Municipal de Esposende, o 12.º ET – Encontro de Teatros, promovido pelo GATERC – Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado, com apoio do Município de Esposende.

O evento, que decorre até ao dia 3 de dezembro, prossegue no próximo dia 13, às 16h00, com a peça “O Anexo”, a cargo do coletivo Ajidanha. Com dramaturgia e encenação de Nádia Santos e interpretação de Ana Grilo e Carla Sofia Miguel, a peça tem como pano de fundo a dramática história de Anne Frank.

No dia 19, às 21h30, sobe a palco a peça “Seja um ditador em 10 passos”, com texto e interpretação de Sofia Bernardo. Num diálogo entre autora e personagem, a peça fala do que está escondido dentro de cada um nós, da ambição e da forma como estamos sujeitos a jogos de poder em todos os dias das nossas vidas. É uma reflexão sobre os sentimentos negativos que tantas vezes encontramos à nossa volta, mas por uma lente de ironia que mostra o lado mais ridiculamente humano.

No dia 26, às 21h30, é a vez do grupo anfitrião, o GATERC, apresentar a peça “Al Olaré”, com encenação de Eva Fernandes e Jorge Alonso. A ação remete para o mundo do espetáculo, dos saltimbancos e comediantes no tempo da Comédia del Arte. O tema é intemporal, fala da crise. “Al Olaré” é a história de um embuste. Nada voltará a ser igual depois do golpe dado a um país, a uma geração, a muitas gerações.

A encerrar esta edição, apresenta-se no dia 3 de dezembro, às 21h30, o coletivo Contilheiras, com a produção “Contilhices”, com texto e direção de Linda Rodrigues. “Contilhices” é um passeio pelas pérolas da língua portuguesa feitas de palavras picantes para resumir conceitos ou ideias populares em espelho com formas literárias mais ou menos eruditas, com o intuito de fazer pensar.

O Encontro de Teatros, inicialmente denominado ETA – Encontro de Teatro Amador, surgiu em 2009, por iniciativa do GATERC, com apoio do Município de Esposende, no âmbito do projeto municipal CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende. Com a mesma energia que caracterizou as primeiras incursões deste coletivo, permanece o espírito criativo de novas e promissoras narrativas, abrindo as portas ao público que continua a aplaudir a qualidade, o profissionalismo e a paixão dos vários grupos, que, de forma intensa, continuam a laborar sobre esta nobre arte da representação.

Toda a programação e demais informações sobre o Encontro de Teatros poderão ser consultadas AQUI