Município convida a festejar em Esposende Dia Mundial do Turismo

14 Setembro 2015

A Câmara Municipal de Esposende, à semelhança de anos anteriores, vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, através da realização de um conjunto diversificado de atividades, procurando, deste modo, abranger todos os tipos de público. As propostas serão repartidas ao longo de dois dias, durante o fim-de-semana de 26 e 27 de setembro.

Assim, haverá a possibilidade de participar, em ambos os dias, no Passeio Equestre “Esposende, entre terra e mar”, mediante inscrição prévia, através do email desporto@cm-esposende.pt.

Um dia dedicado à observação e fotografia de aves no estuário do Cávado é uma das propostas para o dia 26. A atividade “Chegam as Aves ao Estuário” será orientada pelo Grupo de Trabalho de Fotografia da Natureza, devendo as inscrições ser efetuadas no Centro de Informação Turística Esposende.

Outra das sugestões é um Dia Aberto do Parque Natural do Litoral Norte, mais concretamente a participação no Percurso Pedestre “Entre o Neiva e o Atlântico: Percurso o Vento e o Céu”, com partida às 9h30 da Foz do Neiva, em Antas. Para informações ou inscrições, deverá ser contactado o Parque Natural do Litoral Norte, através do email pnln@icnf.pt.

No Centro de Informação Turística Esposende, às 14h30, decorrerá a apresentação da APP do Turismo de Esposende.

Para as 15h00 está prevista a inauguração do “Caminho dos Mareantes”, junto à Estátua de D. Sebastião, em Esposende, e às 17h00 é inaugurado o “Caminho da Memória”, junto à igreja do Bom Jesus, em Fão, sendo a comunidade convidada a associar-se a estes atos e a conhecer estes percursos que convidam à descoberta da história do concelho. Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar o Serviço de Turismo da Câmara Municipal via email, para turismo@cm-esposende.pt.

Inserida também nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, terá lugar a apresentação do livro “Guarda-rios… o Raio azul”, da autoria do fotógrafo esposendense Carlos Rio, pelas 18h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Fão.

O programa do segundo dia apresenta sugestões muito variadas, desde logo o Torneio de Golfe “Esposende, Privilégio da Natureza”, que decorrerá na Quinta da Barca, em Gemeses, a partir das 9h00. Informações e inscrições através do email info@golfebarca.com.

Com partida às 8h30, realizar-se-á a Caminhada “Entre campos, praias e masseiras: da Póvoa de Varzim a Esposende (Apúlia)”, organizada pela empresa municipal Esposende 2000. As inscrições: são efetuadas no site www.esposende2000.pt.

Gratuita mas limitada, a Experiência de Paddle Surf está aberta a todos os interessados e vai decorrer no Rio Cávado, na Zona Ribeirinha de Esposende, pelas 10h00. A atividade carece de inscrição prévia, a efetuar através do email turismo@cm-esposende.pt.

Numa organização do Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, realiza-se, pelas 15h00, uma Prova de Canoagem K4, no Rio Cávado, na Barca do Lago, em Gemeses.

Outra das propostas é o Passeio de Barco no Rio Cávado, com partida às 15h00, junto ao Instituto de Socorros a Náufragos, em Esposende. Trata-se de uma atividade gratuita mas com limite de participantes, pelo que deverá ser efetuada inscrição prévia, para turismo@cm-esposende.pt.

Igualmente convidativo é o Concerto “Música para cordas dedilhadas dos séculos XVI a XXI”, que decorrerá a partir das 17h00, na Igreja da Misericórdia, em Esposende, integrado no evento MusiCórdia, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

Atendendo a que a gastronomia é um dos produtos estratégicos do Turismo, o convite do Município vai no sentido de que turistas, visitantes, assim como os residentes, aproveitam a oportunidade para degustarem aquele que é o Prato Identitário do Concelho, “Polvo da Pedra à Esposende”, disponível nos restaurantes aderentes.

Toda a programação pode ser consultada em www.visitesposende.com