Meia Maratona de Esposende Regressa com cerca de dois mil atletas

mm1
mm2
06 Julho 2022

Foi hoje apresentada, no Fórum Rodrigues Sampaio, a Meia Maratona de Esposende, prova que no próximo domingo, dia 10 de julho, levará para as ruas cerca de dois mil atletas. Resultante da parceria entre o Município de Esposende e a Run Porto, esta prova pretende contribuir para o desenvolvimento desportivo, mas também promover o território.
“Pretendemos ter, em Esposende, uma população cada vez mais ativa e saudável”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, para enquadrar o trabalho que tem sido desenvolvido, nomeadamente desde a constituição do Centro de Marcha e Corrida que faculta o acompanhamento técnico e médico dos praticantes. Desde o início do ano 2500 pessoas aderiram às marchas e caminhadas organizadas em Esposende.
Dando continuidade aos investimentos nesta área, Benjamim Pereira recordou que o Parque Desportivo Municipal de Esposende, cujo concurso público internacional para a elaboração de projetos acaba de ser publicado, “estará dotado de uma pista de atletismo e acolherá o Centro de Marcha e Corrida, passando a dispor de condições para facultar uma oferta diversificada de serviços a todos os praticantes do atletismo”.
Sobre a Meia Maratona, Benjamim Pereira deseja “uma boa experiência aos participantes que contribua para que regressem a Esposende”.
Jorge Teixeira, da Run Porto destacou o facto de esta ser “a última prova de preparação para os campeonatos da Europa, facto que garante, desde logo, extrema competitividade. Será a melhor Meia Maratona de 2022, atendendo ao nível de atletas presentes”, concluiu.
O responsável da Run Porto destacou, ainda, o rejuvenescimento do pelotão, relativamente à última prova realizada, por força da pandemia, em 2019. “Então, 80% do pelotão tinha idade superior a 40 anos. Agora, 70% do pelotão tem entre 18 e 45 anos. Isto demonstra que a pandemia fez com que muitas pessoas descobrissem a corrida”.
Disputada em circuito citadino, a Meia Maratona de Esposende implicará o condicionamento à circulação automóvel em algumas ruas que estará devidamente assinalado.