Esposende acolhe “Folclore na Praça” durante julho e agosto

05 Julho 2022

Este verão, o folclore invade Esposende de cor, alegria e tradição. As danças e cantares dos nove grupos etnográficos do concelho de Esposende apresentam-se todas as terças-feiras à noite, durante os meses de julho e agosto, a partir das 21h30, no Largo Dr. Fonseca Lima, desafiando o público a interagir e a fazer parte do espetáculo. A anteceder a performance, os grupos desfilarão, desde o Largo Rodrigues Sampaio, pelas artérias centrais da cidade.
O evento inicia-se hoje (dia 5 de julho), contando com a participação do Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia. De forma consecutiva, apresentar-se-ão o Rancho Folclórico de Fonte Boa (12 de julho), o Grupo de Cantares e Dançares de Antas (19 de julho), o Rancho Folclórico As Moleirinhas de Marinhas (26 de julho), o Rancho de Danças e Cantares de Marinhas (2 de agosto), o Grupo Folclórico de Palmeira de Faro (9 de agosto), o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (16 de agosto), a Ronda de Vila Chã (23 de agosto), terminando este ciclo com o Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia (30 de agosto).

Durante os dias de espetáculo, o Museu Municipal estará aberto para além do horário normal, convidando a população a visitar as exposições patentes.
Ainda no âmbito da valorização e dinamização da etnografia, a programação “Esposende Verão 2022” contempla o espetáculo “Dança tradicional e popular, um encontro entre o passado e o presente”, integrado no evento “Esposende a Dançar”, e que contará com a participação de oito dos nove grupos etnográficos locais, que serão acompanhados pelo Ensemble de Metais da Banda de Música de Antas.
O espetáculo decorrerá no dia 1 de agosto, na Zona Ribeirinha de Esposende, às 21h30, local que acolherá, no dia 7 do mesmo mês, e no mesmo horário, o Festival Internacional de Folclore, que trará à foz do Cávado alguns dos mais proeminentes grupos etnográficos de Portugal, México, Colômbia, Polónia e Espanha.