Presidente da Câmara Municipal inaugura investimento de 680 mil euros em Forjães

parque_de_estacionamento___igreja_paroquial_de_forjaes_11656163978747
parque_de_estacionamento___igreja_paroquial_de_forjaes_111656163978747
parque_de_estacionamento___igreja_paroquial_de_forjaes_141656163978748
parque_de_estacionamento___igreja_paroquial_de_forjaes_101656163978747
25 Junho 2022

O presidente da Câmara Municipal de Esposende procedeu, hoje, à inauguração de um investimento concretizado pelo Município, de 680 mil euros, e que consistiu na construção do parque de estacionamento de apoio à Igreja Paroquial e na requalificação das ruas adjacentes.
Esta obra resulta da oportunidade e da necessidade para a freguesia, tendo o Presidente da Câmara Municipal de Esposende agradecido “a todos os que contribuíram para que a sua concretização fosse possível”.
O parque de estacionamento adquire inegável importância, no apoio às celebrações religiosas, nas deslocações ao Centro de Saúde, ou no acesso ao comércio local, funcionando como parque de estacionamento, solucionando, desta forma, os constrangimentos que aqui se registavam. Por outro lado, está criado um espaço que servirá para a realização de atividades associadas às festividades de Santa Marinha e outros eventos culturais.
“Com estas obras disponibiliza-se um espaço amplo, com as devidas condições para usufruto da população e dos muitos visitantes que aqui acorrem”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, inserindo este investimento no Plano de Desenvolvimento de Esposende que “abrange todas as freguesias de forma equitativa”.
Benjamim Pereira lembrou que a obra agora inaugurada não beneficiou de qualquer apoio de fundos comunitários. “A boa gestão camarária permite que, quando temos obras essenciais para realizar, tenhamos o necessário fundo financeiro para as concretizar”, sublinhou. Esta postura permite, de resto, que Esposende apresente um índice de inaugurações sem paralelo entre municípios, estranhando, por isso, a postura da oposição que se demite de tomar posição sobre os projetos, não dando contributos, “apenas com o intuito de posteriormente poder criticar”.
Centrando-se em Forjães, Benjamim Pereira elencou os projetos concluídos, em curso ou previstos para um horizonte temporal próximo. “Construímos um armazém para a Junta de Freguesia, apoiamos a construção do suporte ao multibanco, apoiamos instituições como o Forjães Sport Clube, a ACARF e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, cuja instalação na nova sede estamos a tratar. Estão em curso obras de remoção do amianto da escola básica, remodelação do Centro Cultural Rodrigues Faria, onde ficará instalado o Museu do Junco e o polo da biblioteca ganhará nova dinâmica. Estamos, ainda, a concluir o processo de aquisição de terrenos na zona do Zé do Rio e já estamos a trabalhar na reabilitação do espaço envolvente à igreja, com o alargamento do cemitério, assim como estamos a desenvolver o projeto de reabilitação do Centro Escolar”, concluiu Benjamim Pereira.
Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vítor Quintão, qualificou este como “um momento muito importante para Forjães, pela mais valia que o centro da vila ganha a partir de hoje. Os forjanenses estão gratos pela forma como o Município tem acolhido os pedidos da população”.
Por seu turno, o pároco de Forjães, José Manuel Ledo, sublinhou que “a espera compensa, quando a vida não se faz apenas de palavras”, enaltecendo a boa vontade dos representantes do povo que desbloqueiam os problemas que afetam as populações.
Este investimento enquadra-se nas medidas de promoção da segurança rodoviária e promoção de melhor qualidade de vida das populações preconizada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.