Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Biblioteca Municipal de Esposende comemora 30 anos e convida comunidade a celebrar

 dsc7487 copy low  903 x 1350  1 1024 2500
23 Junho 2022

Biblioteca Municipal

O Município de Esposende vai assinalar no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de junho, as comemorações dos 30 anos da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura na centenária Casa do Arco, em Esposende.

Procurando envolver toda a comunidade em torno da celebração da data, a Biblioteca Municipal vai estar de portas abertas ao longo do fim de semana, proporcionando um conjunto de iniciativas das quais se destacam, no dia 25 de junho, a apresentação da reedição do livro "Novos contos do Minho", da autoria de Manuel de Boaventura, patrono da Biblioteca, e uma conferência pelo Professor Doutor Carlos Fiolhais.
No dia 25, sábado, a Biblioteca Municipal abre ao público às 10h00, decorrendo, uma hora mais tarde, a Hora do conto " Uma biblioteca é uma Casa onde cabe toda a Gente", de Mafalda Milhões. Pelas 11h30, realiza-se uma visita guiada às renovadas instalações da biblioteca, com exploração da Biblioteca Digital do Cávado – AquaLibri.

Cerca das 16h00, tem lugar nova visita à biblioteca, seguindo-se um momento musical a anteceder a partilha do bolo de aniversário. A partir das 16h30, decorrerá a apresentação do livro “Novos Contos do Minho”, por Sérgio Guimarães de Sousa, com oferta da publicação a todos presentes, e, pelas 17h00, Carlos Fiolhais profere a conferência “A Biblioteca como Máquina do Tempo”. No sábado, a biblioteca estará de portas abertas até às 19h00.

O programa comemorativo prossegue no domingo, dia 26, com a biblioteca a abrir as portas às 15h00, para uma nova visita guiada e exploração da biblioteca digital AquaLibri. Pelas 16h00, Pedro Seromenho apresenta Histórias em família: "Cada família tem a sua história!", num momento especialmente dedicado aos pais e seus filhos. No domingo, a biblioteca encerra às 18h00.

A Biblioteca Municipal de Esposende foi criada em 1984, em simultâneo com a Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian. No 25 de junho de 1992, foi inaugurada, pelo então Secretário de Estado da Cultura, Pedro Santana Lopes, a nova Biblioteca Municipal, na centenária Casa do Arco, passando a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Públicas. O projeto de recuperação do imóvel e edifícios anexos, aos quais foi acrescentada uma construção de raiz, é da autoria do arquiteto Bernardo Ferrão. A 17 de outubro de 1996, a Câmara Municipal de Esposende deliberou atribuir a este equipamento cultural o nome do escritor Manuel de Boaventura, passando a instituição a designar-se Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Recentemente, a Biblioteca Municipal sofreu obras de requalificação do edifício, a que acresce a beneficiação ao nível do mobiliário e da funcionalidade dos espaços. Dispõe agora de mais área útil de acesso público, com mais 110 metros quadrados, totalizando 96 lugares sentados com mesas para consulta e trabalhos, bem como 20 lugares de leitura informal.

Para além do renovado espaço físico, está também em fase final de preparação um vasto programa de dinamização da Biblioteca Municipal, no âmbito dos seus Serviços Educativos, que abrangerá distintos públicos e faixas etárias, retomando-se atividades anteriormente em curso e apresentando-se e dinamizando-se novas propostas.

Faz também parte deste novo projeto a reabertura do polo de Forjães, sito no Centro Cultural Rodrigues Faria, bem como, naturalmente, o reforço do trabalho de proximidade com todas as bibliotecas escolares e também do trabalho no contexto da Rede Nacional de Bibliotecas.