Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Adiadas comemorações do Dia da Gastronomia Sustentável

Salvar o planeta a mesa  003  1 1024 2500
15 Junho 2022

Devido à instabilidade meteorológica prevista para o dia 18 de junho, as comemorações do Dia da Gastronomia Sustentável foram adiadas para o dia 25 de junho.

Como forma de comemorar o Dia da Gastronomia Sustentável, que se assinala a 18 de junho, o Município de Esposende vai lançar o segundo volume da publicação “Salvar o Planeta à Mesa”, apresentação que ocorrerá no dia 25, a partir das 11h00, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, com acesso livre.

Esta edição, especialmente dirigida ao público infantojuvenil, é resultado da iniciativa com o mesmo nome realizada no evento “Março com Sabores do Mar” 2022. O livro reúne o conhecimento científico do biólogo marinho Vasco Ferreira e seis receitas do chefe de cozinha Emídio Concha de Almeida, tendo por base algumas espécies abundantes e sustentáveis capturadas localmente, optando, assim, pelos produtos de baixo valor económico e de proximidade, e reduzindo, deste modo, a pegada ecológica. Versáteis, deliciosas e muito fáceis de executar, as receitas são Juliana assada no forno, Ceviche de Juliana com codium, Tártaro de Sarda, Línguas com esparguete nero e marisco, Filetes de Bodião com arroz de ameijoa branca e Ceviche de Bodião. Estão disponíveis em https://msm.visitesposende.com/2022/.

A apresentação do livro será seguida de um momento gastronómico com degustação, tendo como protagonistas estes dois fiéis guardiões da sustentabilidade à mesa.

Partindo do pressuposto de que só em união e cooperação, será possível proteger e defender o planeta Terra, sustentando novos hábitos alimentares, mais conscientes e responsáveis, o Município de Esposende procura, deste modo, sensibilizar os mais jovens para promover a saúde à mesa, tão necessária para o máximo rendimento do corpo e mente. “Salvar o Planeta à Mesa” procura, por outro lado, impulsionar a economia local e proteger a origem dos produtos locais como o peixe e os hortícolas, honrando a identidade e a autenticidade do território de Esposende.

Esta ação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2018_2022, o qual contempla também as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.