Esposende distinguido como Município Amigo da Juventude

24 Maio 2022

Município Amigo da Juventude_

Esposende foi distinguido como Município Amigo da Juventude. A entrega do Selo Município Amigo da Juventude, pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), ocorreu no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que teve lugar no passado dia 19 de maio, em Matosinhos, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Através da Rede de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ, que integra 152 autarquias, este selo distingue os municípios com reconhecidas medidas em prol dos jovens e das suas organizações, assim como a sua acrescida responsabilidade para com a sua juventude, enquanto fonte de inspiração e uma boa prática para todos os municípios portugueses.

Esposende é, assim, reconhecido pelas suas políticas de juventude de referência, destacando-se pelo envolvimento efetivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude. Esta postura enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O evento, que reuniu cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude, promoveu também um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”. Foi também apresentado pela federação da FNAJ a “Agenda para a Inovação das Políticas Locais de Juventude”, sobre a participação jovem do século XXI e a cidadania 3.0, bem como o “Pacto INOVE Jovem”, um documento que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para cooperação, sinergias e inovação das políticas dirigidas às jovens gerações.

Este Encontro contou com a presença de 72 municípios de todo país, membros desta Rede que potencia a construção de mais e melhores políticas locais de juventude.