Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Associação Rio Neiva conquista “Prémio Saúde da União Europeia” com projeto promotor de envelhecimento ativo

Hora verde  1 1024 2500
09 Maio 2022

Hora Verde

A Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, de Antas - Esposende, conquistou o 1.º lugar - Saúde Mental no “2021 EU Health Award - Prémio Saúde da União Europeia”, com o projeto “Hora Verde - Atividades na natureza para um envelhecimento ativo”.

Trata-se de um projeto que cruza as vertentes do Ambiente e Sustentabilidade com a área Social e que reflete o trabalho que a Associação Rio Neiva tem vindo a desenvolver no âmbito do envelhecimento ativo, ao abrigo da Rede Social de Esposende e que se cruza também com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento foi assumido pelo Município de Esposende.

Este projeto traduz-se em atividades baseadas na natureza, como promotora de bem-estar físico e mental, para a população sénior da comunidade local. Foi desenvolvido, durante o ano de 2021, para e com 12 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, envolvendo regularmente 282 seniores, comprovando-se a melhoria do seu bem-estar e a redução dos sentimentos depressivos e de isolamento.

Este prémio constitui, assim, o reconhecimento do impacto positivo deste projeto na vida de cada um dos participantes, esperando-se que esta iniciativa possa servir de inspiração e contribuir para um futuro onde a natureza, a saúde, o bem-estar, e a sociedade civil caminham de forma cada vez mais próxima.

O prémio foi entregue presencialmente na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, no dia 4 de maio, pela Conselheira Principal para a Saúde e Gestão de Crises da Comissão Europeia e pelo Chefe da Unidade na Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia.

Mais informações sobre o projeto “Hora Verde” podem ser visualizadas AQUI