Sapadores Florestais de Esposende aumentam as áreas de proteção da floresta

25 Novembro 2021

IMG-20211124-WA0012

A equipa de sapadores florestais de Esposende (eSF 07_112), protocolada entre o Município de Esposende e a Associação Florestal do Cávado, sendo igualmente suportada pelo ICNF tem vindo ao longo dos últimos 11 anos a efetuar várias ações de silvicultura preventiva no concelho. O ano de 2021 apresentou a melhor rentabilidade de trabalho da equipa, tendo sido o melhor ano de sempre, no que respeita ao número de hectares de limpeza anual efetuada.

A criação da equipa surge da necessidade de aumentar as áreas de limpezas florestais, assegurando assim maior resiliência do território aos incêndios rurais, fruto do gradual abandono que a floresta tem vindo a ter. A equipa de sapadores efetua limpezas florestais durante todo o ano, especialmente junto da rede viária, sendo que durante os dias de chuva, realiza manutenção de caminhos florestais e durante o período crítico, mediante determinado nível de alerta, faz vigilância de incêndios florestais, podendo participar em ações de primeira intervenção, apoio ao combate e rescaldo de incêndio.

Fruto desse reconhecimento o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, juntamente com o Vereador do Pelouro da Floresta, Guilherme Emílio efetuaram o acompanhamento dos trabalhos no terreno, confirmando os resultados positivos alcançados. Igualmente presente, a Associação Florestal do Cávado destacou a parceria positiva que tem vindo a ser estabelecida com a autarquia.

Numa altura em que a Organização das Nações Unidas atribui importância crescente à preservação dos espaços florestais e da biodiversidade para subsistência da própria espécie humana, todos os contributos positivos para salvaguarda e preservação da floresta são bem-vindos. A existência de uma equipa de sapadores florestais, que executa trabalho preventivo durante todo o ano é mais um contributo, nesse sentido.

O empenho em todas as ações que possam contribuir para a defesa da floresta pretende dar cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).